sábado, 14 de maio de 2011

Visita ao Lotus Design Studio

Deixamos o Classic Team Lotus para trás e voltamos a percorrer Potash Lane a caminho dos estúdios de design da Lotus a fim de conferir os novos modelos apresentados em Paris.
 
Na frente do edifício ainda tivemos oportunidade de apreciar o belo Esprit V8 de Bahar, o carro que ele usa no seu dia-a-dia.
Infelizmente, não há imagens desta parte da visita por razões óbvias. Lá dentro, na sala onde se fazem as apresentações às altas esferas da marca, Russell Carr, o homem da caneta por trás de muitos ícones Lotus fez uma apresentação sobre a nova era, as filosofias de design e os processos que levaram à criação da nova imagem da Lotus. Ouvir um designer a explicar toda a inspiração por trás de um desenho e todos os passos a dar até à criação final foi uma experiência única para quem só tem oportunidade de ver o produto acabado. Desde a inspiração tirada aos clássicos Seven para a frente quadrada dos novos carros, até à inspiração de peças da aviação para outros detalhes ao longo da carroçaria, é fascinante ouvir um designer tentar explicar por palavras o que imaginou quando desenhava os primeiros esboços. Depois de ouvir Carr, algo mais faz sentido no desenho dos novos carros. Na sala estavam também os vários responsáveis de projecto que não abriram muito o jogo mas lá foram dizendo que os novos chassis incorporarão materiais nobres e que a carroçaria será feita não em fibra de vidro (que não se compadece com o novo design dos carros com arestas vivas e ângulos vincados) mas sim de um compósito com base em alumínio e outros materiais que para já são segredo.

Já no estúdio propriamente dito, foi possível voltar a ver ao vivo os Elan, Esprit, Elise, Elite e Eterne, este mais escondido a um canto como com vergonha de aparecer na sua improvável configuração de 4 portas. No centro do edifício um Esprit coberto com uma capa a denunciar que a configuração inicial está já a sofrer um redesign tal como Bahar tinha dito umas horas antes. Nota-se uma frente redesenhada, a inclusão de retrovisores exteriores convencionais (as câmaras ainda não são autorizadas pela legislação europeia) e outros pormenores nos flancos do carro. A Lotus ouviu as críticas dos entusiastas e apressou-se a mudar o que estava menos bem.

Pessoalmente acho que todos os carros são absolutamente deslumbrantes sendo os meus favoritos o Elan e o Elise, ainda para mais agora que se sabe que este último vai contar com uma versão "targa" a única crítica que lhe apontava pois um Elise tem de ser sempre descapotável!  

Ainda aqui ficamos a saber que o motor do Esprit seria um novo V8 NA concebido e realizado pela Lotus. O motor será significativamente mais leve e mais compacto do que o Toyota V8 anteriormente considerado. O projecto do novo motor também será escalável para converter num V6 e num I4. Bahar referiu que o plano é para todos os modelos compartilharem tantas partes quanto possível. A meta é de 75% de peças a em comum!
Share

Sem comentários: