sábado, 14 de maio de 2011

Claudio Berro - Presente e Futuro da Lotus Motorsport


Os anfitriões para o dia foram Richard Parramint, um contemporâneo de Chapman que com ele conviveu durante anos e que está ligado à Lotus desde a década de 60, Alistair Florance o homem do Public Relations e um dos grandes impulsionadores desta "operação de charme" e os pilotos da Lotus Driving Academy que nos acompanharam durante todo o dia, a saber, David Brise (meu instrutor mais tarde), Ben Devlin piloto da American Le Mans Series, Russell Minns, piloto da casa, e a lenda viva que é Martin Donnelly ex-piloto de F1 com a Lotus. 

Depois das apresentações e do briefing sobre a condução em pista que iria acontecer mais tarde, o dia começou com Claudio Berro, director de competição do Grupo Lotus que nos deu a conhecer a aposta da marca no desporto automóvel. Muito da mística da Lotus é fruto do seu historial na competição mas depois da morte de Colin, muito pouco foi ganho pelos carros ingleses. A missão de Berro é inverter essa situação e usar as corridas como estratégia de marketing. 75% do orçamento de marketing da empresa é gasto no automobilismo, a na mente de todos está a ideia de entrar para ganhar, não só para participar. 

"Win on Sunday, sell on Monday" parece voltar a ser o mote da marca. A estratégia da marca passa por abarcar o maior número possível de disciplina do desporto automóvel sempre de forma competitiva. Na base está o Evora que com a sua eficácia interinseca prova ser uma excelente base para várias categorias de GT. A juntar ao já bem sucedido GT4 temos o GTE que competirá em Junho próximo em Le Mans e outros projectos se irão suceder sobre esta plataforma. Claudio Berro salientou de forma exaustiva o excelente chassis do Evora e revelou que as modificações para o tornar competitivo em pista são muito ligeiras.

Fora das corridas de GT a Lotus aposta na construção ainda este ano de um protótipo LMP para a Le Mans Series, continuará nos States com a equipa de Indy Cars em parceria com a KV Racing Technology e aposta grande parte do seu budget no contrato com a Genii Capital e a equipa Lotus Renault GP. Ao mesmo tempo a Lotus Motorsport continua a promover a Lotus Cup (foi possível observar alguns carros a serem preparados para esta competição) e o programa Exos. Para suportar toda esta aposta, a Lotus está em fase final de renovação da sua pista de testes que estará de acordo com os standards FIA e vai erguer em breve as novas instalações da Lotus Motorsport transformando-as num moderno MotorSports Centre.
Infelizmente não foi possível visitar as instalações da Lotus Motorsport por questões de privacidade mas foi possível ver ao longe o Project Manager Gavan Kershaw às voltas de alguns modelos em preparação e ver em primeiro plano um Lotus Exos, porventura uma das primeiras unidades já destinadas a algum milionário.
Share

Sem comentários: