sábado, 14 de maio de 2011

Visita ao Classic Team Lotus

Um dos momentos altos da visita era sem dúvida a oportunidade de visitar o Classic Team Lotus (CLT), o local onde Colin Chapman e os seus pares desenvolveram alguns dos melhores carros de sempre da F1. O CTL está fora do perímetro da Lotus Cars mantendo o antigo complexo de barracões já com alguma idade. O cenário é muito apropriado, dada a natureza dos carros clássicos alojados neste local. Antes de acedermos ao local, tempo para ouvir umas histórias deliciosas sobre o grande homem, contadas por quem conviveu com ele. Vale a pena ver este vídeo e ficar a saber mais um pouco de um homem que viveu a vida a 150%



Infelizmente Clive Chapman não estava mas foi possível falar com outras figuras históricas da marca, isto sempre pelas mãos da simpática Sapphire Nichols que muitos de nós "conhecemos" já que é a pessoa que trata de todos os registos de competição da Lotus. Foi ele que me forneceu os dados do Lotus 61MX do Fernando Cordeiro que brevemente poderemos ver em acção nas pistas portuguesas. 

O CLT mantém cerca de 25 fórmulas e a sua missão é restaurar e manter carros clássicos sendo que a grande maioria dos carros são propriedade de coleccionadores particulares que enviam os seus carros para este local de forma a serem revistos antes da temporada de eventos clássicos que se prolonga nos meses de verão.

Nos vários espaços exíguos do CLT vimos uma série de modelos F1 em vários estados de montagem. A maioria dos carros corria em GP antes de eu nascer pois o carro mais recente que estava a ser reparado era o famoso Type 102 com motor Lamborghini V12, tristemente célebre pelo acidente quase fatal que vitimou Martin Donnelly. Ainda assim o piloto irlandês não teme o carro visto que o vai pilotar em Goodwood na edição deste ano do Festival of Speed. Ao seu lado o belo Lotus 25 ex-Jim Clark, ou nas palavras do nosso anfitrião Richard Paramint " if I had to steal one car, this would be the one!"

Felizmente há registos vídeo desta parte da visita por isso, mais do que palavras ficam as imagens deste local de culto. 
 
Share

Sem comentários: