domingo, 15 de maio de 2011

Visita à Lotus Renault GP

Para o segundo dia desta grande operação de charme da Lotus Cars, estava reservada uma oportunidade única para qualquer fã do desporto automóvel, a oportunidade de visitar uma moderna fábrica de F1, ainda para mais uma que ostenta o nome Lotus Renault. A manhã de quinta-feira viu um grupo de Lotus e alguns rent-a-car ansiosamente dirigindo-se para a floresta de Oxfordshire para ver uma das mais famosas fábricas de automóveis de competição de sempre. Recordo que antes da Lotus Renault, esta foi a casa da Renault F1, da Benetton F1 tendo iniciado as suas operações no ínicio da década de 80 sob a responsabilidade da equipa Tolemam. Nos dias de hoje a fábrica é a base de mais de 600 pessoas que trabalham para a Lotus Renault F1.


O coração da Lotus Renault GP Team, localizado nos subúrbios de Oxford, é no campo completamente cercado por nada a não ser...mais campos! Ao chegar à fábrica através de típicas b-roads inglesas, estreitas e sinuosas, não deixamos de perguntar como os grandes camiões da F1 passam por aqui! Quando se chega perto da fábrica nunca se vê todos os edifícios, até ao último momento em que estamos em frente ao portão de entrada. A razão para isso é para proteger o meio ambiente e a privacidade. O edifício é moderno sem ser demasiadamente vanguardista e é completado com uma grande área de estacionamento que circunda o complexo.


Fomos recebidos por James Gilbride, da equipa de marketing e por Luca Mazzocco também da mesma equipa. Luca acabaria por ser o nosso guia para o dia e revelou-se uma agradável surpresa pela sua simpatia, conhecimento e abertura quanto aos pormenores da equipa. Luca chegou à equipa na década de 90 como tradutor de Fisichella e por lá se tem mantido sendo uma das peças fundamentais na ligação entre a fábrica e os GP. Luca está responsável pela hospitality durante os GP e sendo uma das últimas pessoas a sair da fábrica a caminho do circuito, é muitas vezes o último recurso para enviar peças. A dada altura contou-nos que o seu recorde foram 27 malas de porão(!)


A entrada principal está cheia de troféus conquistados ao longo dos últimos anos e realmente mostra o sucesso da equipa. De igual modo estão expostos alguns dos modelos mais famosos da marca, com destaque para os fabulosos carros da era Turbo, os famosos carros amarelos de nomes como Prost e Tambay. Nesta zona da fábrica foi efectuado o briefing e explicadas as regras quanto à utilização de máquinas fotográficas. Infelizmente teriam de ficar bem guardadas por razões óbvias.
Share

Sem comentários: