domingo, 15 de maio de 2011

Lotus Renault GP - Área de Testes

Uma das zonas mais interessantes da fábrica é sem dúvida a área de testes e desenvolvimento com o simulador de vibração a ocupar o topo da lista em termos de espectacularidade. Este é o local onde se testa o carro para o perfeito equilíbrio e para corrigir vibrações indesejadas. O carro é colocado com as suas quatro rodas em plataformas elevadas e os fios e tubos são conectados do carro para o tecto. Os dados de telemetria registados em corridas anteriores são usados aqui para repetir voltas completas de corrida de forma a garantir uma simulação perfeita de vibrações. O carro não se move para frente ou para trás, mas as vibrações que recebe são bastante representativas do esforço a que estes carros e pilotos são sujeitos. 

É tão fiel na reprodução das condições de utilização que Luca nos contou que um dia, Fernando Alonso visitou a fábrica na companhia de amigos e pediu ao engenheiro para lhes mostrar o simulador. Após alguns instantes a observar a dinâmica do carro a evoluir nesta volta virtual foi capaz de se virar para o engenheiro e dizer “Isto é uma volta em Barcelona no GP do ano passado!” Luca garante-nos que o engenheiro escolheu uma volta completamente ao acaso e que isto mostra que os pilotos de F1 são sem dúvida seres muito estranhos...

Noutra sala contigua via-se um simulador de banco do motor semelhante ao usado na fábrica de motores Renault de Viry-Chatillon. A diferença é que aqui eles não testam motores, mas é o local para testar a transmissão e caixa de velocidades. Por uma grande janela de vidro pode-se ver todos os tipos de equipamentos ligados a uma transmissão e caixa de velocidades mas infelizmente este conjunto não estava em teste pelo que não podemos ver o sempre espectacular efeito dos escapes em brasa que conhecemos de fotos e videos.

Share

Sem comentários: