sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lotus - Golden Years (IV)

In the beginning…

O Mark 1 foi o primeiro carro projectado e construído por Anthony Colin Bruce Chapman em 1948, quando era ainda estudante de engenharia na Universidade de Londres.

Foi construído para competição com base no chassis do Austin 7. A carroçaria foi feita em alumínio e madeira, a suspensão modificada e aumentada a potência do motor.

Chapman e aquela que viria a ser a sua futura mulher, competiram no British Trials (provas contra-relógio em todo o terreno) com êxito tendo continuamente desenvolvido e melhorado o carro.

Introduziu a utilização de jantes e pneus mais largos e, dividiu o eixo dianteiro e articulou-o ao meio (ver na imagem acima), inventando assim a suspensão independente!

O Mark 1 original (na foto a preto e branco) perdeu-se no curso da História, as fotos a cores apresentadas são de uma réplica exacta aprovada pela Lotus.


O sucesso do Mark 1 motivou e inspirou Chapman a continuar a projectar automóveis para competição.

Share

3 comentários:

Joao Vieira da Cunha disse...

Para ser preciso do ponto de vista histórico, o Mark I não foi o primeiro carro a ser chamado Lotus, foi o Mark II. O Chapman, quando vendeu o carro, anunciou-o como um Austin Seven Special. No entanto, numa entrevista dada nos anos 60, tratou o carro como o Lotus Mk I. No entanto todos os historiadores da Lotus estão de acordo que o primeiro Lotus foi o Mk II e que o Chapman estava (como era frequente) a dramatizar a história da Marca.

Fernando Aguiar disse...

Caro João,
Tens toda a razão.
Por isso mesmo, é que não encontras no meu post nenhuma referência associando o Mark 1 à Lotus.
Esse, é outra história.

Joao Vieira da Cunha disse...

Tens razão, Fernado mas mesmo o nome 'Mark 1' não é querido aos historiadores... ;-)