quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Lotus 61

Corria o ano de 1988 quando, respondendo ao convite do Clube Português dos Automóveis Antigos para participar no passeio anual do Lar do Comércio, compareci com o único dos meus carros que já gozava do estatuto de “antigo”, ou seja, o Elan S3 de 1967. Os organizadores agradecerem o meu voluntarismo, mas explicaram que era complicado transportar três pessoas de idade naquele tupperware. O nosso querido José Ramos, que era uma figura carismática no clube, e que morava muito próximo desta instituição, prontificou-se a emprestar-me um exemplar da sua colecção, confiando-me um coupé dos anos 40, conhecido como Ford 100 Cavalos.

1ff

Regressados do almoço em Entre-os Rios, os sócios do CPAA foram presenteados com uma visita à garagem onde estavam guardados os mais de 70 carros do amigo José Ramos. Foi aí que descobri este Lotus 61, num estado verdadeiramente imaculado.

2fff A história conta-se em poucas palavras: quando se preparava para iniciar o Campeonato Nacional da Fórmula Ford, o seu proprietário foi chamado para a tropa, optando por vender o carro, que nunca chegaria a correr.

Mais tarde reencontrei-o na Alfandega do Porto (1996).

3ff

4f

Soube, entretanto, que os herdeiros do saudoso José Ramos venderam o Lotus 61. Será este o monolugar inscrito pelo Pedro Matos para o encontro do próximo sábado, em Braga?

Para vos abrir o apetite, aqui vai o vídeo (obrigado João Cunha) de um modelo idêntico, propriedade do Rui Sanhudo (ex. Team Palma).


Share

Sem comentários: