segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Lotus - Golden Years (V)

O primeiro carro a que seria atribuída a Marca Lotus veio ser conhecido como Lotus Mark 2.


Foi criado em 1949, enquanto Chapman cumpria serviço militar na Royal Air Force.

No seu segundo carro, foi aplicado todo o conhecimento vindo do Mk1 e, recorrendo novamente ao barato chassis do Austin 7, Chapman volta a alterá-lo utilizando reforços transversais com tubos, criando assim o conceito do que viria a ser o Chassis Tubular!

Trocou o motor Austin por um motor sidevalve e uma transmissão Ford, inicialmente o Ford 8 e mais tarde o Ford 10. Alterou novamente as jantes para poder aumentar a largura dos pneus e modificou o motor tanto quanto as regras do campeonato 750 Racer permitiam.

Chapman acoplou os guarda-lamas dianteiros aos blocos das rodas e envolveu o chassis numa carroçaria em forma de charuto com a frente arredondada, criando assim aquilo que viria a ser o primeiro passo na Aerodinâmica!

Embora o Mark 2 também tivesse sido desenvolvido para competir nas típicas provas British Trials (off-road), Chapman inscreveu-o na mítica prova de Silverstone (track) onde acabaria por se sagrar campeão na sua classe.


E assim, nascia uma Lenda!

Nota: Apesar de Chapman nunca ter esclarecido a escolha do nome Lotus, pensa-se que terá tido origem na expressão «Lotus blossom» com que tratava Hazel, que viria a ser a sua mulher.
Share

1 comentário:

Joao Vieira da Cunha disse...

Outra versão do nome da marca vêm do fracasso na venda do 'Mark I' num leilão. O carro tinha uma tabuleta a dizer LOT U/S (lot unsold / lote não vendido) e daí a inspiração do nome. Essa da Hazel não conhecia, em que livro / artigo é que aparece?