quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Grandes Lotistas Portugueses: Achilles de Brito

Para o Pedro ver que eu levo a sério os convites que ele me faz, deixo-vos uma pequena reportagem sobre um dos grandes 'Lotistas' cá da Terra:

Achilles de Brito, filho do industrial portuense da cosmética, começou a sua carreira de piloto nos Alfas (um TI seguido de um SS). Continua para um Porsche S90 até que, em 1961, vê a luz e compra este lindíssimo Lotus Elite (é o Achilles de Brito sentado no capô).



Nesse ano acaba uma especial do Rali de Montanha e, no Circuito de Vila do Conde termina em primeiro lugar, para muita pena do Basílio dos Santos, que só conseguiu levar o seu Porsche ao 2º lugar e Rui Martins da Silva, que não alcançou mais do que o 3º lugar. Estes dois últimos pilotos eram os gigantes da competição automóvel na altura, mas o pequeno David de Hornsey mostrou-lhes como é que era. Hehehehe :-)

Em 62, o pequeno Elite vence no circuito de Lordelo do Douro e humilha de novo o Porsche de Basílio dos Santos na corrida de GT até aos 2000cc (o Elite tinha 1300) no circuito dos Montes Claros (em Monsanto). Pimba!



Em 63, renova a vitória nos Montes Claros mas, em 64, desgraça-se e compra um Jaguar E. Leva uma valente sova de dois Lotus Elan no circuito de Cascais, mas aprende a lição e compra um Lotus Cortina no fim da temporada. Na foto abaixo, está atrás do Mini Cooper S de Manuel Gião, que se prepara para ultrapassar, vencendo a prova (é mesmo, não estou a brincar).
Em 64 recebe de Jim Clark um troféu em representação dos Pilotos Lotus Ford em Portugal.



Em 65 afasta-se de novo da Lotus, adquirindo um Ferrari 275 GTB/C (que só macula este blog por ter 2 Lotus ao lado). O que é que acontece? Pimba, perde para os Lotus de Carlos Gaspar e António Peixinho. Não tinha aprendido a lição com o Jaguar, levou outra vez pela medida grande. Foi para Angola e consegue o segundo lugar atrás de... pois é, do Lotus Elan de A. Peixinho. No ano seguinte o Ferrari consegue bater os Lotus em algumas das provas.



Em 1967 casa-se e decide comprar um Lotus 47. Infelizmente, a Lotus atrasa-se na entrega (!) mandando um Lotus Cortina para amenizar a espera. (Nota: A este propósito, ler o comentário de Luís Marques). O Cortina sofreu muitos problemas técnicos e acabou por não recompensar o piloto, que pouco tempo depois faleceria de doença prolongada.
Share

13 comentários:

Pedro Aroso disse...

João,

Excelente artigo sobre o Aquiles de Brito, que eu tive oportunidade de conhecer pessoalmente, uma vez que o seu irmão Delfim fazia parte do meu grupo de amigos mais chegado. Também sou amigo do filho, tendo mesmo sido convidado para o seu casamento. Em tempos combinei com o Filipe Aquiles trocarmos documentação sobre a participação do pai ao volante do Elite. Está na altura de lhe voltar a falar no assunto...
Se bem me recordo, o carro que a Lotus enviou para amenizar o atraso na entrega do Lotus 47 não era um Lotus Cortina, mas sim um Cortina GT, com o qual ganhou o Circuito de Vila do Conde, apesar de detestar o volante à direita.

Rui Coelho disse...

E quer-me parecer que o "irmão gémeo" deste carro, o BL-84-61 é pertença de um sócio do nosso clube que infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer. O Anibal Soares do Porto

Pedro Aroso disse...

Rui,

Segundo o famoso "Cagueca", o Elite do Aquiles ficou destruído num acidente. Assim sendo, o carro do Aníbal Soares só pode ser um irmão gémeo. Vou pesquisar nos meus arquivos, porque tenho algumas fotografias tiradas em 1996.
Nota: Além do Elite, o Aníbal também tem um Elan, um Elan+2s e um Europa Twin Cam.

Luis Marques disse...

O Achiles de Brito comprou em 1964
o Cortina GT à Willment .
Os Lotus 47 so foram comercializados
no ano de 1967.
O Lotus Elite ex A Brito , foi vendido para a Belgica no ano de 1978
e na altura estava equipado com um
motor Cortina GT.

Pedro Aroso disse...

Caro Luís Marques

O seu esclarecimento faz todo o sentido. Quando li o post do João Vieira da Cunha, lembrei-me de imediato do Cortina GT mas, na verdade, esse carro já tinha corrido em 1964. Não faço ideia onde é que ele foi buscar aquela informação.
Em relação à ida do Elite para a Bélgica, devo confessar-lhe que fiquei surpreendido. A notícia "oficial" era a de que o carro tinha ardido. Ainda bem que continua "vivo".
Obrigado pela sua participação no blog. Contamos consigo mais vezes.

Um abraço
Pedro Aroso

Anónimo disse...

eu vi o achiles de brito num domingo de chuva,s+o comgabardine, fazer uma corrida de kart numa pista improvisada? no aeroporto de pedras rubras, eu sou mesmo cota,mas tudo que tenha motor e 4m rodas estou em cima

Maria de Fátima disse...

Achilles de Brito, meu querido marido e corredor célebre, nunca será esquecido pela óptima pessoa que era; divertido, bem disposto, fiel e amigo com as pessoas que com ele conviveram.
As saudades ficam e nunca serás esquecido <3
Da tu querida mulher,
Até sempre..................<3<3<3<3

Pedro Aroso disse...

Maria de Fátima,
Muito obrigado pela sua participação no blog do Club Lotus. Se não estou em erro, conhecemo-nos em casa da mãe do Zé Alexandre Ferreira (filho do Joaquim Ferreira), que viria a perder a vida num acidente de moto, no Algarve. O Achilles também esteve nesse jantar. Eu também era muito amigo do seu cunhado, Delfim Ferreira de Brito. Há uns anos atrás fui convidado para o casamento do seu filho Aquiles Filipe, com a Helena Felix, pelo que, sempre que o encontro, falamos dos Lotus que o pai conduziu. A última vez que isso aconteceu foi em meados de Junho deste ano. Ficaríamos todos muito gratos se partilhasse connosco fotografias ou episódios da carreira do seu marido, que tanto admirávamos pelas suas qualidades de piloto e de verdadeiro gentleman.

Rui Coelho disse...

Cara Maria de Fátima,
É verdadeiramente um prazer vê-la a interagir com o nosso clube e agradecemos esse gesto. Isto vem ao encontro de um dos propósitos deste espaço que é o de congregar todos os que estão ligados à marca e aos seus representantes, neste caso um dignissimo representante como foi o seu marido. Talvez agora esclareçamos de uma vez por todas a questão da cor original do Lotus Elite do seu marido que alguma discussão tem criado neste e noutros locais! :) Bem vinda a este espaço!

Maria de Fátima disse...

O Lotus do meu marido era branco.
Irei fazer uma selecção de fotografias das várias corridas e logo as partilharei.

Rui Coelho disse...

A pergunta surgiu porque como repara há uma imagem do carro em Vila do Conde em que apresenta uma cir escura, metalizada até. Um contemporaneo do seu marido, que comprou um Lotus Elite na mesma altura garante que o carro era originalmente verde. Daí a confusão que finalmente poderemos ver esclarecida

J.Manuel Dias disse...

Uma pequena correcção:
No circuito de Vila do Conde de 1961 correram dois Ferrari 250 GT conduzidos por Joaquim Correia de Oliveira e Horácio Macedo. Venceu o Joaquim Correia de Oliveira e o Horácio Macedo não se classificou por desistência. Se a memória não falha o Achilles de Brito classificou-se em 2º lugar num Lotus Elan.
Os meus cumprimentos,
J. Manuel Dias C.O.

Alberto Cruz disse...

Fui um grande admirador do Aquilles de Brito, que não cheguei a conhecer, mas que vi várias vezes correr tanto no Lotus Elite como noutros carros.
Mas foi a suavidade do Lotus que mais apreciava ver, tão bem conduzido. Penso que era a versão BRM com 105 hp já com a entrada de ar no “capot”.
Entretanto fui para Lisboa e lembro-me de mais ou menos 1966 ter visto esse Lotus Elite branco e o Ferrari 250GT SWB de Horácio Macedo dourado com riscas ao meio, estacionados junto ao Stand Geauto na Rua da Estefânia, mais propriamente quase em frente da entrada principal do Hospital.
Hoje um modesto coleccionador de MGs, mas apaixonado por Lotus, ainda não deixei de ficar sempre de olho em qualquer Elite que apareça.
Lembro-me de ainda perguntar os preços de venda. Se não me falha a memória o Elite eram 45 contos e o Ferrari 60…
Nessa altura, eu “ganhava” 300 escudos por mês e o negócio era impossível.
Mais tarde, tentei que me “fizessem” um Ford Anglia com motor Lotus, mas apenas consegui com motor Cortina Pre-crossflow. Ainda tenho esse carro, mas com um motor X-flow 1700 e um Lotus em stand-by…
Desculpem a intromissão, mas os Lotus, sempre foram para mim carros de eleição, só que me passaram ao lado.
Alberto Cruz