segunda-feira, 27 de julho de 2009

Balanço Vila Real



Mais um evento Club Lotus, provavelmente o último antes da pausa estival. Sob um calor abrasador 12 Lotus responderam à chamada para desfilar na mítica pista transmontana e assim abrilhantar o programa do dia de Domingo. Infelizmente as contingências das provas impediram o desfile à hora marcada o que levou à desistência de alguns membros que tinham outros compromissos a atender e só a teimosia e o gosto pelos Lotus fez com que no final do dia, 9 dos 12 Lotus se fizessem à pista.

Pessoalmente fiquei com 2 mágoas neste dia. Primeiro não ter conseguido proporcionar um evento sem máculas tal como todos os anteriores. Embora escapando ao nosso controlo, todos os contratempos do dia deixaram no ar um certo clima de desorganização agravado pelo facto de a organização parecer "perdida" durante todo o dia. Verdade seja dita que nos foram informando de tudo e nem tudo foi mau pois havia sempre uma resposta. Pena é que essa resposta nunca fosse a que nós queríamos ouvir no momento. Penso que as 2 voltas serviram para compensar um pouco todo este dia pois o traçado é magnífico e percebe-se a razão porque muitos pilotos elegem Vila Real como a melhor pista do País.

A segunda mágoa vai direitinha para o comportamento vergonhoso e pouco cívico dos 3 Jaguares em pista. Ocupando toda a largura da pista impediram que os Lotus da cauda da fila se pudessem juntar aos outros mais à frente e gozar assim na plenitude esta fantástica pista. Um comportamento deplorável que não se coaduna com o espírito e imagem de serenidade dos carros que conduzem. Ontem mais uma vez me orgulhei do nosso clube por se saber portar em todas as ocasiões, sempre com nível, educação e respeito pelos outros. Sejamos sempre assim para mostrar aos outros como se faz!

Para finalizar os agradecimentos da praxe. A todos os membros que nos acompanharam pela sua simpatia e saber estar em grupo, à minha esposa e filha que como sempre nos ajudaram na organização das actividades, ao Pedro por manter aquela atitude conciliadora e animar o espírito do grupo nos minutos mais tensos, aos que se deslocaram de longe para estar connosco, ao Helder Castro por ter participado pela primeira vez (espero que fique cliente mesmo tendo visto um dos piores lados de uma organização como esta), ao João Ferrand por se ter integrado tão bem connosco, ao José Forte pela boa disposição e espírito Lotus, ao Gonçalo Costa pela boleia e por mostrar a todos o que é um "fast Lotus" e a todos os outros, Luís Soares Carneiro, Paulo Canedo, Luís Roseira, Gil Dias, António Leitão, Manuel Pinheiro e José Manuel Loureiro que preferiam a nossa companhia a um dia de praia. Por último um agradecimento muito especial ao Artur Soutinho que me resolveu um problema logístico de última hora relacionado com os bilhetes e proporcionou a todos um verdadeiro tratamento "VIP".

Até ao próximo!

P.S. As minhas fotos estão já disponiveis no nosso Picasa
Share

11 comentários:

Anónimo disse...

Foi com grande admiração, que li os comentários feitos no BLOG do Clube Lotus Portugal, criticando os Participantes que desfilaram no final do Circuito de Vila Real nos Jaguar E-Type, nos quais me incluo (Jaguar E-Type Coupe HB-31-04 de 1965).



Fomos convidados, a exemplo de outros Clubes, para um desfile no traçado do Circuito de Vila Real no intervalo das corridas do passado Domingo.



Como não foi possível realizar os Desfiles no intervalo das Corridas, todos os convidados, que ainda se encontravam presentes, foram autorizados a participar no Desfile que teve lugar após a ultima corrida da tarde, destinado aos carros da IBEROCLASSICOS.



Creio que quem pensava que o DESFILE era uma CORRIDA, estava enganado, para isso deveria ter tirado as licenças desportivas necessárias e fazer a S/ inscrição numa das provas do programa.



Como deveria ser do conhecimento de todos os Participantes num Desfile os carros seguem normalmente na mesma posição desde o inicio, salvo algum contratempo que implique a S/ ultrapassagem.



Quando o Sr. Rui Coelho diz:

””… ontem mais uma vez me orgulhei do nosso clube por se saber portar em todas as ocasiões, sempre com nível, educação e respeito pelos outros.””

Já não se deve recordar que se dirigiu aos proprietários dos Jaguar dizendo: ..."vêm para aqui m**** "... ou também não terá ouvido outro dos proprietários dos Lotus dizer : ..."para tirarem dali os CHAÇOS que estavam a estorvar"... .

Opiniões com que certamente o responsável pelo desfile não concordará pois no final agradeceu a n/ presença e elogiou a forma como o mesmo decorreu.



Melhores Cumprimentos

A. Santos

Pedro Aroso disse...

Caros Amigos do Club Jaguar,

No meu caso pessoal, encarei a vossa "obstrução" como uma brincadeira salutar e própria deste tipo de eventos. Estou em crer que alguns excessos de linguagem ficaram a dever-se ao stress provocado pelas 6 horas de espera, por isso acho que não vale a pena fazermos uma tempestade num copo de água.
Como prova do nosso fair-play, proponho um encontro Lotus-Jaguar, a agendar para data oportuna, com uma única ressalva: só poderão participar modelos desportivos da Jaguar.

Um grande abraço
Pedro Aroso

Rui Coelho disse...

Caro A.Santos,

Devo-lhe dizer que não ouviu da minha boca qualquer comentário depreciativo aos Jaguar enquanto máquinas. Tenho o maior respeito por todos os clássicos e maior ainda pelos Jaguar, marca que representei durante 5 anos em Inglaterra. Era totalmente impossivel ouvir-me dizer algo desse género pelo que me estará a confundir com qualquer outra pessoa. Se houve algum comentário depreciativo aos vossos carros queira aceitar o nosso pedido de desculpas. Penso que a irritação dos nossos sócios levou a alguns exageros linguisticos.

Quanto ao comportamento em pista continuo a ter dificuldades em percebe-lo. Talvez queira perder um minuto do seu tempo a explicar porque decidiram desfilar ocupando toda a largura da pista porque eu não consigo perceber a razão...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Estive a deliciar-me com todos os relatos efectuados nos diversos sites, sobre o fim de semana de Vila Real, e deparo-me aqui, com esta controvérsia, que me leva a questionar o seguinte:
Afinal tratou-se de um desfile ou de uma corrida?
Como concerteza não desconhecerão, trata-se de duas coisas bem diferentes e, que requerem dos participantes posturas diferentes.
Quem queria participar numa corrida, obviamente que teve oportunidade de o fazer, houve durante o dia várias, e a licença desportiva tira-se com alguma facilidade e é só preparar a máquina....
Mas um desfile, caros amigos, é um desfile, não é uma prova de demonstração das potencialidades (?) do que as vossas máquinas são capazes.
Atendendo ao que vi na especial do Fundão, aquando da vossa participação a par do Rali 24 Horas de Portugal, digo-vos com todo o respeito, que não vibrei minimamente com a provas dos vossos veículos (principalmente os mais recentes), ao contrário do que aconteceu com a prova dos participantes do Rali de Regularidade Histórica.
Desculpem o desabafo/opinião.

Saudações desportivas
JPM

Pedro Aroso disse...

Caro JPM,

O seu comentário é bastante pertinente e vem ao encontro daquilo que eu penso. Eu tenho dois Lotus (um Europa e um Esprit Turbo), mas nenhum deles está preparado para fazer corridas. Além disso, são carros bastante frágeis, por isso nem me passa pela cabeça utilizá-los para qualquer tipo de brincadeiras que ponham em risco a sua integridade. Infelizmente, nem todos os membros do Club Lotus entendem isto e confundem um desfile com um track-day.
Aquilo que se passou em Vila Real foi diferente, uma vez que chegámos a encarar a hipótese de nem participar no desfile. Como já escrevi anteriormente, algumas atitudes mais exageradas foram o resultado do stress provocado por uma espera de 6 horas.

Rui Coelho disse...

Caro JPM

Sem entrar em controvérsias permita-me responder ao seu comentário. O "caso" que se passou em Vila Real não tinha a ver com a vontade de fazer corridas ou andar depressa na pista. Eu fui um dos que ficou atrás dos Jaguar e digo-lhe muito honestamente que a minha vontade era tão só ir para junto dos outros Lotus e assim assistir à reacção do público à nossa passagem. Na Boavista resultou muito bem e era minha vontade (e creio que a dos meus outros colegas na cauda da fila) juntar todos os Lotus para esse desfile em vez do "lá vem um". É uma questão de estética nada mais. Eu não sou ingénuo ao ponto de não ter visto que alguns dos Lotus se divertiram em "burnouts" e alguns outros exageros e digo-lhe desde já que essa prática vai contra o que eu advogo no seio do nosso clube enquanto participamos em actividades lúdicas. Eu penso que houve interpretações falsas sobre as nossas intenções de estar mais à frente junto do restante grupo Lotus mas cada um vê as coisas pelo seu prisma e não vou discutir essas abordagens.

Quanto às potencialidades ou não das nossas máquinas, é matéria que também prefiro não alimentar porque cada um faz da sua máquina o que bem entende e adapta o seu estilo às condições que se apresentam. A nós foi-nos pedido para efectuar a prova no Fundão a ritmo moderado por questões de segurança visto não serem abrangidos pelo seguro desportivo. Foi isso que fizemos e acabou por transparecer uma ideia errada do que os carros são capazes. Mas fica desde já o convite para nos ir ver num qualquer autódromo e teremos gosto em que viva por dentro o que um Lotus em pista pode fazer

Saudações cordiais.

P.S. Mas estas polémicas são boas para trazerem mais gente ao nosso blog. Nós temos orgulho no que apresentamos e por isso são todos bem vindos! :)

Anónimo disse...

Caro Rui Coelho,

Obrigado pelos convites.
Em primeiro lugar quero referir que não é a primeira vez que "passeio" pelo vosso blog, do qual vou conhecendo as "novidades" do Club Lotus Portugal, não querendo deixar de vos dar os parabéns pela forma como o conseguem manter "activo" e sempre actualizado.
Por outro lado, (em segundo lugar) também quero esclarecer que muito embora nunca tenha "vivido (por dentro) o comportamento dos Lotus em pista", já tive o prazer de "me sentar" e sentir os respectivos comportamentos e tudo o que é exigido num RRH, de um Elan de um dos vossos sócios num determinado ralis que efectuamos juntos, assim como de um belíssimo Lotus Cortina noutras andanças...
Não quero pois deixar a ideia de que algo me move contra a marca ou contra o clube, muito pelo contrário, gosto bem dos Lotus em geral, obviamente que pelos mais antigos em particular; e pelo convívio que tiveram a amabilidade de ter com a "malta" das regularidades, aquando do Rali 24 Horas, só tenho a agradecer o espírito de camaradagem e de convívio que demonstraram durante todo o evento.
Relativamente ao tema do desfile no circuito de Vila Real, e supostas rivalidades e criticas a outros participantes de outras marcas, tendo conhecimento do que se passou, e depois de ler os comentários aqui efectuados, achei por bem dar a minha humilde opinião, nada mais...

Um abraço a todos e saudações desportivas,
JPM

Rui Coelho disse...

Caro JPM,

Obrigado pelas simpáticas apreciações ao nosso espaço na internet, Tentamos sempre mantê-lo "vivo" e com motivos de interessa para quem gosta de automóveis sejam eles Lotus ou não.
Quanto ao restante, posso-lhe dizer que entendi que não tinha nada contra a marca que defendemos apenas senti necessidade de lhe explicar algumas coisas que não passam para o domínio público.
Ficamos felizes por termos sido notados pelos melhores motivos no Fundão porque para muitos de nós estes são os primeiros passos no clubismo e é nosso objectivo ter boas relações com os restantes apaixonados por automóveis. Infelizmente não conseguimos controlar o ímpeto de todos mas fique seguro que da parte da Direcção há o maior respeito por todos os clássicos e por todas as pessoas que dedicam horas a este hobby.

Reitero os convites para se juntar a nós e espero que continue cliente do nosso blog
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sr. Arq. Pedro Aroso gostava de deixar aqui um pequeno esclarecimento, enviei um comentário em meu nome e não do Club Jaguar (do qual nem faço parte embora tenha participado incluído nesse grupo). Nunca foi minha intenção criar uma tempestade, unicamente responder aos comentários que foram (e continuaram a ser) dirigidos aos proprietários dos Jaguar. No entanto, terei todo gosto em participar num encontro Lotus-Jaguar, se um dia o mesmo se realizar.

Sr. Rui Coelho, se não foram Suas aquelas palavras, resta-me pedir-lhe desculpa. Posso ter feito confusão, mas tenho TODA a certeza de as ter ouvido, e vindas do grupo de Lotistas à saída do circuito de Vila Real.

Em relação ao que chama de comportamento em Pista, volto a insistir que estávamos num DESFILE e não numa corrida e se reparar em algumas imagens que tem sido publicadas muito dos carros que seguiam a nossa frente também não iam em fila.


Melhores Cumprimentos

A. Santos

Rui Coelho disse...

Por mim o assunto está encerrado. Penso que esclareci o que tinha a esclarecer e peço desculpa se me exaltei mais do que devido com este assunto. Todos nós que defendemos uma marca por vezes cometemos excessos.

Como me disse o João Kramer há uns dias: "O mais importante é fazer amigos e passar bons momentos, o resto não interessa !"


Vivam os desportivos ingleses!

Anónimo disse...

Meus Caros R. Coelho e A. Santos

Eu que desta vez ate fui de pendura não queria estar a intrometer-me na V/ animada conversa, mas estranho o comentario do Sr. JK já que a seguir ao almoço (daqueles do Club Jag que tiverem a sorte de ter almoço)abandonou Vila Real e as 4 da tarde ja ia a descer o Marao.
Mas que é uma frase cheia de conteudo, lá isso é verdade...

Um Abraço
A. Sousa