quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lotus Elite 1961 em Vila Real


Uma das presenças mais aguardadas em Vila Real é sem dúvida a do Aníbal Soares que finalmente tem prevista a participação numa actividade do nosso clube. E aguardada porquê?

Primeiro porque o Aníbal é um dos grandes entusiastas da marca tendo na sua colecção nada menos do que 4 Lotus, a saber: um Elan S3 FHC, um Elan +2, um Europa Special e a "cereja no topo do bolo", um Elite de 1961! E este é o segundo motivo de interesse da participação do Aníbal em Vila Real.

Trata-se provavelmente do Lotus de estrada mais antigo em Portugal. Nas palavras do próprio: "(...) vieram dois carros destes para Portugal: um verde, para o Aquiles de Brito, que correu com ele, mais o Nicha Cabral, ambos meus velhos Amigos (o Nicha / Mário de Araújo Cabral / Conde de Vizela) dos anos sessenta, quando corria em Londres. Vi-o correr também no antigo circuito urbano de Cascais, ganhando a alguns Jaguar E. Esse carro não existe mais, tendo o seu motor sido exportado há várias dezenas de anos para a Bélgica, em peças.


O meu é amarelo “canário” de origem (tecto da mesma cor, por encomenda, caso contrário seria prateado) e nunca correu, à parte umas “voltinhas” no circuito do Estoril, em demonstração.
Saberá que o Elite venceu vários anos seguido, na sua categoria as 24 horas “Les Mans”. Neste circuito incendiaram-se a maioria deles, seu grande defeito.

Actualmente, consta que não existirá nenhum (de origem) em Espanha; pouquíssimos em França, estando a maioria na Califórnia, para onde foram exportados quase todos, para além dos que ficaram em Inglaterra.


O Livro "The original LOTUS ELITE Racing Car for the Road" contém com rigor, todos os nomes dos proprietários originais de cada exemplar fabricado: foram construídos “exactamente” 1029 Elites (todos os modelos incluídos).
Finalmente, conforme mostra o Livro, foi a “Auto Boavista" que importou os dois únicos exemplares para Portugal, tendo saído da fábrica, ambos, em 13 de Setembro de 1961.

Segundo o “Club Elite of North America” os carros estão distribuídos do seguinte modo, à data de 1977:

· USA: 256
· UK: 150
· Resto do mundo: 40

Um deles encontra-se num museu, em Londres, para mostrar as suas linhas aerodinâmicas (a carroçaria e chassis, tudo em fibra de vidro, eram fabricados numa fábrica de aviões). Destes números, pelo menos 50 foram classificados como “destruídos” servindo apenas para peças, ficando assim o número reduzido a uns 400 (em 1977). Segundo parece o número actual não ultrapassará os 300 exemplares, havendo peças sem dificuldade, visto que praticamente todas são provenientes de outras marcas Inglesas."

Esperemos que o Aníbal consiga trazer o seu Elite (não podemos esquecer que é um Lotus e como tal, temperamental).
Share

Sem comentários: