segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um Seven / Eleven



O Paulo costa enviou a seguinte mensagem sobre o carro na foto acima:

"No passado dia 10 de Maio num Track Day no autódromo do Estoril vi um Lotus “Eleven” com a sua maravilhosa carroçaria em aluminio. Fui falar com o proprietário (Jose Borges de Castro) que diz ter sido o primeiro importador Lotus em Portugal , antes do Palma e Morgado (desconhecia tal facto).

Na realidade o carro de Eleven só tem a bela carroçaria. O chassis é de um Seven de 1971 (já não me recordo bem da data???) que já na altura foi uma encomenda especial para ele pois vinha equipado com o motor Big Valve que está guardado. Neste momento o carro tem um Ford Zetec montado. Ele vendeu o carro passado pouco tempo e veio a recomprá-lo mas sem a carroçaria (já não me recordo o que aconteceu à mesma) é então que ele decide contactar um ????? (não fixei o nome) que tinha comprado à Lotus os “moldes” da carroçaria dos Eleven e ele adaptou-a ao Seven.

Pode não estar um carro original, mas não deixa de ser um regalo para os olhos aquela bela carroçaria. Em pista eu bem que o tentava seguir o mais de perto possivel de modo a deliciar-me com tal obra de arte, mas o Punto não tinha potência para isso.

Falei-lhe no Clube Lotus mas ele diz ter muitos carros e não tem tempo para esse tipo de actividades. É uma pena, mas talvez o encontremos mais vezes. Quem conduzia o carro era o filho do Sr. JBC enquanto ele se deliciava com um simpático Lancia Delta Integrale (“Deltona”) já muito bem preparado para Track Days."
Share

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto fui estudante, trabalhador na Lotus durante o ano de 1961 tendo tido bastante contacto com Collin Chapman que era nessa altura "moderadamente simpatico" (o que julgo, mais tarde, ter evoluido no pior sentido, mas era sem duvida um dos maiores genios da engenharia automovel de todos os tempos. Vim para Portugal e comecei por trabalhar na Auto-Boavista, da qual o meu Pai era o socio principal. Importei os dois primeiros Elites (julgo que os primeiros que foram feitos com volante à esquerda). Depois fui trabalhar para a Ford Azambuja e deixei de ter tempo para os Lotus, tempo em que o Sr Carlos Gaspar do Porto importou uns Elans. Mais tarde o Augusto Palma (que eu conhecia bem) pediu a agencia e tambem que eu fizesse uma referencia dele junto da Lotus, pelo que passou ele, só nessa altura a ser o agente.

Esta "artimanha" de carro, lindo, aliàs, acima relatada do meu Seven/Eleven, foi de facto com algumas pequenas modificaçoes, uma adaptaçao dos moldes originais do Eleven, adquiridos Á Lotus por Paul Weldon, que efectuei num chassis dum Seven muito modificado que especifiquei e que o Palma importou para mim em 1973.
Era muito bonito, preto, com fitas douradas JPS e motor Big Valve modificado pelo Duckwoth. Tinha quase 150 hp e (rarissimo hardtop). Agora tenho este e ainda um muito cuidado Lotus Omega , que é outro espanto de carro e com uma carga de engenharia intensissima. A Lotus afirma que lhe deu muito mais trabalho fazer este modelo do que se tivesse começado um projecto a partir de uma folha em branco.
Mas com 385 hp chega aos 275 km/h num sopro (em 6ª a 150 km/h vai a 1600 rpm).!!!
LOTUS FOREVER!!

José Borges de Castro

Rui Coelho disse...

Caro José Borges de Castro,

Uma pessoa como o senhor com tanta história e com tão grandes ligações à nossa marca favorita seria uma grande mais valia para o nosso clube. Pedia que me contactasse para o meu email rco3lho@gmail.com para partilhar alguns dados que permitissem fazer parte do nosso clube. Aguardo o seu contacto!

Obrigado por este delicioso relato