sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mais novidades para o desfile de clássicos Sir Stirling Moss no Porto dia 17 Maio

imagemmedia_1242400723

É já no próximo domingo que a organização do Circuito da Boavista, a PA Leading, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e a PortoLazer, trará Sir Stirling Moss à cidade do Porto. O grande piloto, presente no imaginário de tantos, vencedor da prova de F1 do Circuito da Boavista em 1958, será homenageado no domingo, dia 17. E será este piloto que abrirá o desfile de carros descapotáveis, datados até 1984, que desfilarão, nessa manhã, por algumas ruas e avenidas portuenses.
O dia começará, logo às 10h, com a concentração das viaturas na zona do Castelo do Queijo. No mesmo local, pelas 12 horas, terá lugar a homenagem a Stirling Moss.
O desfile inicia-se às 12h30, fazendo um percurso contrário ao do Circuito. A partida será do Castelo do Queijo seguindo depois pela Circunvalação, Vilarinha, descida da Avenida da Boavista, indo terminar na Alfândega, depois de percorrer a marginal da Foz.
Às 13h30, no final do desfile, decorrerá um almoço convívio com a presença dos participantes no desfile, no Museu dos Transportes, no Edifício da Alfândega. Todos os presentes também terão, depois, a oportunidade de visitar o magnífico Museu.
Para além de todo o brilho que belas viaturas trarão às ruas da cidade, também o facto do incomparável Stirling Moss estar presente e conduzindo uma delas, vai fazer com que esta acção de promoção seja um verdadeiro sucesso, já que o piloto britânico é considerado, por muitos, como um dos melhores pilotos de todos os tempos. Moss é uma lenda do automobilismo mundial, tendo um impressionante registo de percentagem de vitórias. Em 14 anos de carreira, o piloto venceu 212 das 529 corridas que disputou (40.08%), tendo, entre estas, vencido as famosas Mille Miglia, a Targa Florio e o Tourist Trophy, como exemplo. Na Fórmula 1 venceu 16 Grandes Prémios, sendo por quatro vezes vice-campeão, e defendeu conceituadas equipas como a Mercedes-Benz, Maserati, Vanwall, Cooper ou Lotus.
Moss, recorde-se, vai ser homenageado pelas suas vitórias em Grandes Prémios em Portugal, em 1958 e 1959. A sua primeira vitória, na Fórmula 1, em solo português, foi precisamente no Circuito da Boavista, ao volante de um Vanwall. Um ano depois repetia a proeza no Grande Prémio de Portugal, em Monsanto, quando defendia as cores da Cooper.

NOTA: O Manuel Pinheiro acaba de enviar uma sms, anunciando que a concentração dos Lotus terá lugar no domingo, às 9:30, por baixo da ponte da Arrábida.

Share

1 comentário:

Marco Costa disse...

erá que o S. Pedro naov ai estagar os planos da organizaçao ?