quarta-feira, 17 de junho de 2009

O problema dos toe-links traseiros


Com o recente aumento dos eventos em pista organizados ou patrocinados pelo club, vale a pena ler estes três documentos.

1. Informações da Lotus Sport em relação à utilização de Lotus em pista

2. Pre-track checklist da Lotus Sport

3. O problema do rear toe-link

Em relação ao último ponto, o objectivo não é assustar à la gripe das aves mas apenas avisar os sócios sobre um dos compromissos no design do carro que deve ser levado em conta quando se participa em track days e eventos afins. A situação e´a seguinte: os elise e exige têm toe links de estrada que 'partem' quando as rodas batem nalgum objecto (foi o que aconteceu ao Elise azul no passeio ao Fundão). Estas ligações são frágeis demais para a pista em que a aceleração lateral a que o carro é sujeito pode partir os toe links, ficando o carro sem uma das rodas traseiras (a foto acima ilustra o processo/resultado). A Lotus vende um kit para reforçar os toe-links ligando a suspensão directamente ao chassis (LOTAC05377 - £422.83). Este kit aumenta a segurança mas, em caso de acidentes como no Fundao, o embate é transmitido ao chassi o que torna a reparação muito mais onerosa. Não há portanto nenhuma solução perfeita. Share

2 comentários:

Fernando Aguiar disse...

Eis o Club a cumprir brilhantemente uma das suas missões, a de auxiliar e esclarecer os Membros em todos os temas relacionados com os seus Automóveis.
Segurança - não se vê mas, se garantirmos que está lá e que é respeitada, também garantimos que podemos desfrutar plenamente os nossos Lotus.

Joao Vieira da Cunha disse...

Obrigado pelo feedback positivo Fernando :-)