terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lotus @ AutoClássico

Ginetta

Caterham

Já que os meus amigos Rui e Pedro deixaram aqui o relato deles, falta só deixar o meu. Para não repetir o que já foi dito, deixem-me contar o lado mais pessoal desta experiência.

Foi um gosto e um orgulho representar a Lotus e vestir as suas cores durante estes dois dias. Apesar de haver marcas com história de competição melhor que a Lotus, nenhuma é tão apaixonante. Se houver dúvidas é só ler o livro que me serviu de companhia durante o fim-de-semana, nas horas de menos movimento - o relato que Peter Ross ecreveu sobre a sua experiência nos primeiros tempos da Lotus, em que a empresa era composta por voluntários (desde o mk I até ao mk VIII).

Quando nasceu, o Europa era o carro barato da Lotus para substituir o Seven. Mas mesmo assim, dedixou muitos dos visitantes à exposição de queixo caído. Lembro-me de uma senhora de já muita idade que não resistiu a apontar para o carro e exclamar, 'olha que lindo, que lindo mesmo!' Foi imediatamente repreendida pela filha que lhe disse que 'não se aponta para os carros, mãe!' Muitas crianças pequenas pediam aos pais para tirar fotos com o carro. Às vezes o nosso stand também se tornou uma oportunidade para reviver memórias de tios excêntricos que levavam duas (!) crianças de Europa para a escola. Até um antigo dono do carro que estava exposto apareceu com saudades.

Passar dois dias ao lado de um Europa não é uma experiência fácil. É um carro que seduz. Na Segunda, quando voltei a casa fui ver na internet anúncios do 47, mas depois uma vista de olhos para o Exige recordou-me que tenho o herdeiro daquele carro na garagem.

A exposição teve menos Lotus do que no ano pasado, o que é sempre pena. Mas estava lá um Caterham - uma testemunha silenciosa com 50 anos ao génio do Chapman. Ao lado dos dois Ginetta que lá estavam parecia ao mesmo tempo mais ameaçador para os concorrentes e mais dócil para o proprietário.

O Rui e a família foram sempre uma companhia muito agradável e o Pedro apareceu nos momentos chave para nos dar alento :-)

Alguns membros do club tiveram oportunidade de aparecer para conversar sobre o nosso tema favorito. Mas a grande noticia foram os novos membros - espero ansiosamente pelo próximo encontro (que organizaremos em breve) para juntar mais Lotus e Lotistas.

Um muito obrigado especial ao Manuel Pinheiro e à Fátima que me levaram a casa e me deram o prazer da sua companhia ao jantar.
Share

1 comentário:

Marco Costa disse...

graças a ti fiquei a saber um pouco mais sobre a marca, agradeço o tempo de conversa Que estivemos e as lições de historia ;)