quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lotus em Portimão


Há humilhações que sabem a vitórias. O track day do passado dia 8 em Portimão ofereceu-nos uma dessas. Fomos todos arrasados em pista… por um Surtees Formula 1 motorizado por um Ford Cosworth DFV ( igual ao da foto ). O mesmo que em 1971 Derek Bell conduzia de forma admirável.

O dia começou bem cedo com o briefing, ao qual compareceram três Lotus (Elise: Pinheiro+Frank Weermeijer e Elan M 100: Manuel Marques pai e filho ) ou, nas palavras do Frank “três Lotus e meio” incluindo assim o agradável rever do nosso amigo João Vieira da Cunha que compareceu com o seu novo Caterham Seven. A boxe Lotus foi ainda partilhada com o Pedro Guerreiro com um magnífico Porsche 911-993.

Os participantes dividiram-se em dois grupos com saídas para a pista a cada 30 minutos: imensas saídas pois. O Elan inscreveu-se no grupo <2000cc>2000cc, que se apresentou cheio de leões ! Vários Honda S2000 preparados, um lindo Datsun 240Z de grupo 4, um Radical SR3, alguns Porsche e o tal Surtees.

A primeira saída de pista ainda se fez com o asfalto molhado (uma delícia no Elise com o carros a escorregar equilibrado às 4 rodas ), mas a partir das 10:00, secou completamente e assim se manteve ao longo do dia.

Sendo uma pista muito exigente quanto ao traçado e relevo (várias curvas cegas), o autódromo é um desafio enorme e “custa” a aprender. Uma óptima ideia é dar algumas voltar com um piloto profissional ao lado como fez o Frank, permitindo-lhe assim muito rapidamente dominar as melhores trajectórias, pontos de aceleração e travagem.

Foi pois um dia excelente, saímos de lá exaustos e satisfeitos como miúdos.

Dicas do dia:
  • os documentos levantam-se na loja do autódromo sita mesmo na frente por baixo da bancada; vale a pena chegar cedo para não ter fila;
  • no autódromo não havia gasolina desta vez. Vá bem abastecido pois VAI precisar e a bomba mais próxima é a caminho do Alvor – 10 kms
  • se o restaurante do paddock estiver cheio, uma óptima alternativa (obrigado Pedro Guerreiro ! ) é um dos dois restaurantes sitos no exterior ao autódromo por baixo da bancada. Comemos no do fundo, 5 pratos do dia à escolha: 7 euros !
  • o Algarve no Inverno e um local fantástico para um fds com a família ou amigos a preços muito bons. O Alvor é a localidade mais próxima do autódromo, onde encontra muita oferta hoteleira.

( veja as dicas anteriores aqui )

P.s. faltou-nos um apaixonado por fotografia e só nos safou o Pedro Guerreiro !

João Vieira da Cunha, Caterham

João Cunha, Manuel Pinheiro, Frank Weermeijer, ao almoço

Surtees F1 1971Uma equipa de formula 3 a trabalhar em pleno !

Share

1 comentário:

Pedro Aroso disse...

Manel,

Obrigado pela tua reportagem. Até eu, que não gosto de andar depressa, fiquei cheio de vontade de fazer o gostinho ao dedo (neste ao caso, ao pé direito).