domingo, 6 de dezembro de 2009

Lotus no Estoril


Hoje chovia no Estoril. Chovia como naquele dia 21 de Abril de 1985 em que o Brasileiro Ayrton Senna da Silva arrasou a concorrência e conseguiu a sua primeira vitória em F1 no Lotus Renault 97T.

Track day organizado pela DragRacingShow. Dois Lotus no meio de muitos japoneses, alguns Porsches e uma hiper animada matilha de Uno's. Fui o primeiro a entrar em pista, pelas 12:30 com o Elise e a pista ainda seca. O Estoril é uma pista fantástica, com boas escapatórias e um traçado exigente. Fomos melhorando as travagens e as trajectórias e de repente chegaram ao fim os 30 minutos. Intervalo para ouvir os conselhos do "mestre Marques" que tinha estado a ver as trajectórias do topo das boxes. A segunda saída foi também minha ( porque o Manuel Marques tinha objectivos ambiciosos... ) lá pelas 13:30 já com chuva em todo o traçado. Nestas condições há muito para aprender mas o Elise ajuda bastante com o seu comportamento são, aqui e ali fugindo de lado mas sempre equilibrado às 4 rodas. O controlo de tracção entrou em funcionamento no "S" da zona do tanque em várias voltas. O limpa para brisas funciona bem em velocidade e garante óptima visibilidade.

Entretanto o Manuel Marques subiu para o briefing do grupo 4, o que iria ter os maiores desafios: fazer o circuito em sentido contrário, enfrentar a pista com chuva forte e fazer a velha "curva do tanque", que foi aberta só para este grupo. O filme mostra bem como estava a pista e as dificuldades que apresentava. Vários carros tiveram saídas de pista mas sem danos.

Assim se fez um excelente dia Lotus. O próximo é já na terça-feira no Autódromo de Portimão.

Vídeos do Manuel Marques:
Share

1 comentário:

Paulo Costa disse...

Estou fascinado com a telemetria. Quem a tinha instalada? Era o Manuel Marques no seu Elan? Se tivesse visto isto antes tinha-lhe pedido uma demo no Algarve.
A ver se nos encontramos em mais Track Days e se começam a aparecer mais Lotistas.
Abraço