terça-feira, 20 de setembro de 2011

Crónica da 1ª prova da SSS. Pedro Charais em destaque!

Disputou-se este fim-de-semana a segunda prova da Single Seater Series, primeira pontuável para o campeonato.

O número de participantes foi inferior ao da prova anterior e ao previsto para as próximas devido à falta de possibilidade de comparecer de alguns concorrentes mas não impediu a realização de 2 divertidas corridas.

A classe Formula Ford Kent anos 70 foi mais uma vez a mais animada com uma interessante luta em ambas as corridas entre Valter Fernandes no Merlyn Mk17 de Velez Grilo e Campos Costa no seu Merlyn Mk24. 
 
Em ambas as corridas acabou por ser Valter Fernandes a levar a melhor, no entanto sempre com margens muito reduzidas. Menos de 3 segundos separou os 2 pilotos na corrida 1 e na corrida 2 a margem não chegou aos 3 décimos de segundo após várias trocas de posição em cada volta.

Vitor Sampaio triunfou na classe Formula Ford Kent anos 90 em ambas as corridas e na 1ª corrida também andou em luta directa com Valter Fernandes e Campos Costa até um peão perto do fim o ter afastado dos dois Merlyn.
 
Na segunda corrida o piloto do Ray 98FZ preparado pela G-Tech/Formula G acabou por deixar fugir os 2 Merlyn mais cedo devido a cansaço físico.
Alberto Velez Grilo alinhou desta feita no seu Palma Formula V. O bonito monolugar nacional não rodava em pista há cerca de 40 anos e apesar de alguns problemas mecânicos o terem impedido de participar na 2ª corrida, Alberto Velez Grilo tenciona participar com este carro no Algarve Historic Festival.

O piloto Lotus Pedro Charais voltou a participar com o seu Sheane Mk2, Formula V construído na Irlanda no fim da década de 90 triunfando assim nesta classe em ambas as provas, fazendo sempre arranques magníficos que lhe permitiram rodar perto dos Formula Ford Kent durante o início da corrida.

António Alves fez a sua estreia em competição nesta prova, marcando também a estreia de um Formula Vauxhall Jr. 8V na Single Seater Series triunfando na classe em ambas as corridas com o seu Van Diemen do fim da década de 80.

O piloto mais azarado do fim-de-semana foi sem dúvida Paulo Sousa. Após dificuldades nos treinos livres, o motor do Van Diemen da classe Formula Ford Kent anos 80 acabou por ceder na qualificação e o piloto da A.L.M.A. Racing ficou assim de fora de ambas as corridas.

Na classe Formula Ford Zetec anos 90 os 3 três carros da equipa G-Tech/Formula G ficaram ordenados da mesma forma nas 2 corridas com o Van Diemen RF98Z de Fernando Mayer Gaspar a triunfar em ambas à frente de Pedro Ágoas em Mygale SJ99 que fez a sua estreia aos comandos de um Formula Ford naquela que foi a sua segunda corrida como piloto.
 
Fernando Gaspar foi o mais azarado dos 3. Problemas de embraiagem na 1ª corrida e de selector de mudanças na 2ª corrida afastaram-no cedo da luta pela classe apesar de se ter mostrado ameaçador na 1ª volta até surgirem os problemas.

A próxima prova do campeonato realiza-se já a 8 e 9 de Outubro no Autódromo do Estoril.
Share

2 comentários:

Pedro Charais disse...

A Categoria FV (Formula V) está a precisar de mais participantes. Por cerca de 5000 euros pode comprar um Formula V no Reino Unido, e competir com um verdadeiro carro de corrida, na Single Seater Series Portugal.

Rui Coelho disse...

I wish Pedro, I wish...