sábado, 3 de setembro de 2011

Condução Desportiva II - A Posição

À primeira vista pode parecer estranho mas a maioria das pessoas não utiliza uma posição de condução correcta, o que pode acarretar consequências sérias caso esta não seja devidamente ajustada para que se efectue Condução Desportiva em segurança:

O Assento;

1º – Ajustar a altura:

O assento do condutor deve ser colocado o mais baixo possível, acautelando sempre que se consegue ver por cima do volante.


Quanto mais baixo for colocado qualquer peso dentro de um carro, incluindo o do condutor e dos passageiros, mais desce o seu centro de gravidade, provocando um efeito muito acentuado no comportamento dinâmico do carro em curva, daí a sua importância.

2º – Ajustar a distância:

Premindo a fundo e em simultâneo o pedal da embraiagem com o pé esquerdo e o pedal do travão com o pé direito, o assento deve ser colocado para a frente, permitindo que os joelhos fiquem confortavelmente flectidos.


Esta operação deve ser sempre efectuada com o motor a funcionar para garantir que o pedal dos travões chega ao fim do curso.

3º – Ajustar a inclinação:

Com o corpo e o pescoço relaxados colocar as mãos no volante, na posição das 9 e das 3 horas, e ajustar o encosto até que os cotovelos fiquem dobrados num ângulo entre os 90º e os 120º.


Nunca se deve conduzir com os braços esticados. Numa curva rápida e acentuada não terão força nem capacidade de impulso suficientes para virar o volante com a velocidade e a precisão necessárias, nem para manter o corpo fixo no assento, contrariando a Força G.

Considerações finais:

Com o carro em movimento, o pé esquerdo deve estar firmemente colocado no descanso de pé, os joelhos devem estar flectidos de forma a que as pernas consigam forçar o corpo contra o assento mas garantindo que o pé consegue deslizar rapidamente de e para o pedal de embraiagem.


Os espelhos retrovisores exteriores e o interior devem estar regulados de forma a que seja possível ver a imagem nestes com o olhar sem ter de efectuar movimentos com a cabeça.


Garantir que os ajustes do assento não empurraram o tapete e que este não interfere com o curso dos pedais.


As palas devem ser colocadas para baixo por forma a limitar a visão ao plano horizontal, diminuindo o campo visual vertical e aumentando assim a capacidade de concentração na pista. Os Pilotos profissionais têm a área dos para-brisas e das viseiras dos capacetes reduzida, normalmente com publicidade, com esse objectivo.


Nos carros de corrida, o assento (baquet) dos Pilotos é feito à medida dos seus corpos por forma a garantir que todas as afinações ideais se encontram conforme as suas especificidades. O objectivo é que o corpo fique de tal forma fixo ao carro que acompanhe em total sincronismo o seu comportamento dinâmico, sem que o Piloto possa ou tenha que intervir nesse sentido.


Nunca é demais recordar que a colocação do cinto de segurança deve ser sempre o primeiro gesto de um condutor depois de entrar num carro.
Share

Sem comentários: