sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Evora Endurance Racecar

O Type 124 (pronunciado One Twenty Four) Endurance Racecar é o próximo passo na evolução do Evora. O carro fará a sua estreia de 24h de Nürburgring, o que proporcionará um grande teste para o desempenho de Évora, a sua eficiência e durabilidade sob duras e exigentes condições de corrida.

Desde o início, a equipa de projecto tinha intenções de competir com o Evora e o chassis foi concebido com isso em mente. Corridas de resistência são os eventos perfeitos para demonstrar a eficiência, comportamento dinâmico e características de durabilidade fundamentais para o conceito do Evora.

O Lotus Evora Tipo 124 Endurance Racecar monta uma evolução do V6 Toyota, com potência aumentada para mais de 400 cv (dependendo dos regulamentos). O peso do carro veículo deverá ser reduzido em 200 kg, elevando o peso do automóvel para menos de 1200 kg (dependendo dos regulamentos).

Outras mudanças para o Lotus Evora Tipo 124 Endurance Racecar incluí uma caixa de velocidades sequencial de 6 relações com paddle-shift, roll cage especificação FIA, depósito de combustível FIA de 120 litros, sistema de extinção de incêndio FIA, asa traseira em fibra de carbono tal como o difusor e front splitter .
O Evora vem equipado com travões AP Racing, sistema ABS Bosch com especificação de corrida, amortecedores ajustáveis de 4 vias e barras estabilizadoras. Assenta em jantes de 18" calçadas com pneus Pirelli.

A aerodinamicamente eficiente carroçaria do Lotus Evora Tipo 124 Endurance, feita a partir de compostos leves e painéis de fibra de carbono, continua a ser predominantemente inalterada em relação ao carro de estrada, com leves modificações nas "clamshells" dianteira e traseira e nas saias laterais.

Espera-se que este Evora participe numa série de corridas de resistência em 2010 / 2011 que fazem parte de programa de corridas apoiadas pela casa-mãe, a saber: ADAC 2010 Nürburgring 24 Hours (Nürburgring Nordschleife, Alemanha) em Maio de 2010, Merdeka Millennium 12 Horas (Sepang, Malásia), em Agosto de 2010, Britcar 24 Horas (Silverstone, Reino Unido) em Outubro de 2010 e o Dubai 24 Horas (Autódromo do Dubai, Emirados Árabes Unidos) Janeiro de 2011.

Será este um projecto aliciante para o nosso Campeonato Nacional de Resistência?...
Share

Sem comentários: