segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LotusSport Pursuit Bicycle

O Lotus type 108 é na realidade uma Bicicleta de Velocidade desenvolvida em 1991!
Estreou-se nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 nas mãos de Chris Boardman que levou para Inglaterra a medalha de ouro na modalidade de Perseguição Individual estabelecendo um novo recorde mundial em 4min 24,496seg nos 4000m a uma velocidade média de 56,54Km/h.
Com este projecto a Lotus revolucionou toda a filosofia e design que as bicicletas de competição passariam a adoptar no futuro, sendo considerado um gigantesco salto em frente na concepção de velocípedes de alta performance.
Ao longo dos 4 anos seguintes por várias vezes diversos recordes mundiais foram sucessivamente batidos nesta bicicleta.
O grande segredo deste design encontra-se no revolucionário quadro monocasco compósito, que é um aerofólio composto por uma peça única em fibra de carbono unidireccional e resina epóxica.
Mantendo a sua filosofia “Performance pela Leveza” a Lotus utilizou titânio em todas as peças metálicas incorporadas, sendo o resultado final uma bicicleta que entrou para a história.
O sucesso das 15 unidades da type 108 produzidas para a alta competição, apelidadas de “Gold Medallist”, originou a versão Lotus type 110, da qual foram produzidas 50 unidades para comercialização.
Nos dias de hoje esta rara bicicleta, quando aparece à venda, é por valores que rondam os € 5.000 sendo considerada uma peça de colecção.
Da versão Type 108 encontra-se um modelo exposto no Museu de Ciência de South Kensington e outro na Lotus em Hethel.
Share

5 comentários:

Rui Coelho disse...

Tão perfeita que teve de ser banida da competição...

Paulo Costa disse...

Mesmo a 110 deve valer mais de €5000. Pode parecer muito mas quem esteja por dentro do mundo das bicicletas não estranha o valor.
Não querem contar melhor essa puniçã? O que alegaram para a banirem.

Rui Coelho disse...

Na realidade não foi a bicicleta em si mas o conceito monocoque que foi banido em 2000 pela UCI. Niguém oficialmente admitiu que foi por causa da Lotus mas na realidade apenas esta produzia na altura bicicletas com esse nivel de engenharia e com tantos sucessos desde os JO de 1992. Ora 1+1=...

Nas palavras da UCI em 2000 parte de razão foi "unfair advantage":

(...) athletes from poor countries stand little or no chance of winning. International competition becomes less about athletic endeavor, and more about technical acheivement.(...)

Miguel Lopes disse...

Exite um exemplar cá em portugal.
O Triatleta Sergio Marques é o possuidor deste quadro...

Rui Coelho disse...

De duas ou quatro rodas, Portugal continua apaixonado pela marca de Hethel