segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lotus Elise - Alastair Clements


LotusElise - Alastair Clements / Haynes Enthusiat Guide ©2009

Após a compra deste livro aqui deixo a minha sugestão, partilhando alguns aspectos interessantes do conteúdo do livro para os apaixonados do Pequeno GRANDE Elise. :)

Infelizmente não posso nem devo publicar qualquer imagem do interior por respeito imaculado aos direitos de autor do livro.

LotusElise - Alastair Clements é uma publicação de 2009, e inicia com um prefácio do Adrian Newey (Chief Technical Officer, Red Bull Racing) e uma breve introdução realçando os vários momentos até ao absoluto sucesso do brilhante conceito do Elise S1 "The Crowd Puller" com umas imagens de um dos "sketch" escolhidos como preferêncial para o Design do MIII.(Lotus)

A introdução vai sendo "regada" com algumas fotos interessantes dos vários modelos que serviram de alavanca para o conceito final do Elise ( Lotus Seven, Elan M100, Type 23 sports-racer de 1960 e até um Ferrari Dino que foi usado para inspirar a equipe de designers. Uma curiosa foto do Colin Chapman ao lado de um Espirit supercar e ao fundo o Avião particular "John Player Team Lotus"

Outro aspecto curioso é um modelo desenhado e recortado em cartão à escala real de um dos primeiros modelos para servir de base de pequenas correções nomeadamente da posição de condução do condutor e das proporções do hábitáculo. Outra das fotos vemos o Russel Carr (Detail Designing) a colar um esboço à escala real na parede e a fazer pequenos ajustes nas linhas do futuro Elise.

O livro revela também as imagens dos modelos em Barro do Elise S1 em que uma das faces é sobreposta uma película de papel de alumínio para avaliar os efeitos dos reflexos no modelo e mais a frente vemos o modelo de barro do S2 também em tamanho real.

O livro refere ao todo umas 60 Páginas sobre o modelo S1 e realçando os aspectos mais importantes da sua história e sucesso.

Quando chegamos à pagina 99 deparamo-nos com o capítulo 6 - "Improving on Perfection",
Alguns esboços do Steven Crijins incrivelmente próximos do modelo actual. É espantoso como na maioria das vezes revemos maravilhados alguns esboços de "concepts" no papel, mas que no final elevam tantos problemas técnicos e físicos que se tornam impraticáveis de concretizar, no entanto o Elise S2 ficou muito fiel aos desenho originais. Avançamos com alguns desenhos ousados do interior do Elise "embriagados" por tanta informação sobre a evolução dos vários modelos até ao Exige GT3 Concept.

O capitulo 8 (página 143), centra-se no modelo Europa. A preocupação com o conforto e capacidade de bagagem são aspectos relevantes tidos em conta na concretização deste projecto.

A página 155 refere as novas preocupações da Lotus no futuro no que diz respeito ao consumo energetico e soluções de combustiveis alternativos.

Como não podia deixar de ser, o livro aborda o irmão mais velho do Elise - "EVORA"; com uma foto do modelo de barro o esboço do Steve Crijns e uma explicação suscinta sobre a evolução do VVA aplicado no "EVORA", mais simples que o modelo utilizado nos Elise.

O livro termina então com dois capitulos interessantes: o primeiro "Living with the Elise", e um "Shoppers Guide" - que refere todos os aspectos físicos e mecânicos a ter em conta quando se adquire um Lotus em segunda mão. (Buyer´s check List).

Por último, um APENDIX com as especificações e performance de todos os modelos Lotus desde 1996 até hoje e um quadro muito interessante com os números de produção de todos os modelos desde 1996 até 2008. (Se alguém é proprietário de um Elise 111s de 2001 fica desde já a saber que só foram produzidos 2 nesse ano).

Aqui deixo mais este testemunho.
Share

2 comentários:

Unknown disse...

Comprei o livro na semana passada e fiquei agradavelmente surpreendido. É bastante completo e um prazer de ler para apaixonados do Lotus Elise como eu.

ASCARI disse...

Caríssimos,

Só agora reparei que o meu colega, sócio do clube ainda não tinha deixado uma informação que julgo ser importante: o livro esta na nossa página há já algum tempo.

O que sucedeu é que estava com a capa antiga e daí não o encontrarem.

Alterei já a imagem e podem encontra-lo em http://www.ascari.pt/Pr1576.htm

Ainda não está disponivel na nossa loja, apesar de tantas vezes já o ter pedido à editora Haynes, a pedido do Manuel Pinheiro que sempre disse que queria um para ele :)

No entanto em Setembro já cá estará, bem como outras novidades interessantes.

Espero que seja útil a informação.