quinta-feira, 16 de abril de 2009

Stirling Moss no Porto (dia 19)

O piloto que primeiro venceu um Grande Prémio ao volante de um Lotus vai estar no Porto, no próximo dia 19 de Abril. Com efeito, a primeira vitória de Colin Chapman na Fórmula 1 ocorreu no Mónaco, em 1960, mas o mérito ficou a dever-se a uma equipa privada. Stirling Moss conduziu o Lotus 18 do Team Rob Walker, com as cores da Escócia, de forma magistral, arrasando por completo a concorrência. Uns meses mais tarde participou no GP Portugal, disputado no circuito da Boavista, mas acabaria por não terminar a corrida.

Stirling_Moss

À saída das boxes, junto ao Castelo do Queijo.

Donington

Em 1988 descobri esse carro no museu de Donington.

Aquando da exposição evocativa do centenário da entrada do primeiro automóvel no nosso país (1996), tive oportunidade de falar com ele, ficando a conhecer o seu extraordinário sentido de humor. Quando lhe disse que era um fanático pelos Lotus, olhou para mim com um ar muito sério e respondeu-me: “You are not a fanatic, you are a masochist!”.

Moss M P

Com o meu filho Miguel, na Alfândega do Porto.

Dois anos mais tarde, ao chegar a Silverstone, reparei que estava a estacionar o carro ao lado do meu. Fui ter com ele e recordei-lhe a nossa conversa em Portugal. Perguntou-me se eu ainda tinha os cinco Lotus e, quando eu respondi que sim, deu uma gargalhada e comentou: “Man, you are an optimistic!”.

01SM

Desse encontro guardo (religiosamente) o bilhete com o seu autógrafo.

Voltámos a conversar em Vila Real (2004).

VR

No vídeo, que ainda não consegui enviar para o You Tube, o Stirling Moss aparece sentado numa cadeira de rodas, por causa de uma operação à coluna, mas isso não o impediu de conduzir aquele fabuloso Mercedes, durante várias voltas ao circuito.

No próximo domingo espero poder acrescentar mais um parágrafo.

Share

3 comentários:

Rui Coelho disse...

Encontro informal, próximo Domingo? :)

Manuel Pinheiro disse...

Hum... estava a pensar (a) se o tempo estiver seco ir para a estrada e eventualmente um karting para matar saudades e (b) se o tempo continuar esta chuvada e vento, talvez cortar os pulsos ou ver o concurso "Preço certo em euros". Ou as duas coisas ao mesmo tempo.

António Queirós disse...

acho q vai estar bom tempo...
estava a pensar passar domingueiros
pela manhã...quem alinha?