Já estamos instalados no Autoclassico 2014! Venha visitar-nos! Este ano temos a honra de receber o 2º mais antigo Lotus em circulação no nosso país, um exemplar raro do Lotus Europa S1 ou Type 46.
O Lotus Europa Series 1 ou S1 (também conhecido pelo código de fábrica, Type 46), foi anunciado aos mercados europeus em 20 de Dezembro de 1966. As vendas do modelo S1 foram limitadas ao Continente, fora da Inglaterra por alguns anos, porque Chapman queria estabelecer uma presença no novo Mercado Comum Europeu. Os primeiros carros foram entregues em França, em Fevereiro de 1967 tendo o S1 sido equipado com a mecânica proveniente do então novo Renault 16. O motor era uma versão especial de 82 cv (em oposição aos 52 cv de série) e a Lotus adapta o acessível motor Renault, e a sua caixa de velocidades, para o layout de motor central longitudinal invertendo no processo a roda de coroa da caixa de velocidades para evitar ter quatro marchas-atrás e apenas uma para a frente. O S1 pesava 610 kg e a imprensa da altura testa o carro a uma velocidade máxima de 121 mph (195 km/h), com os 0-60 mph a acontecer em 9,3 segundos.
Apenas 296 exemplares do S1 foram fabricados (números de chassis 460001-460296) e estes são os mais raros no mercado. Estes carros tinham de construção extremamente leve e minimalista, com janelas laterais fixas, bancos fixos (pedais reguláveis que necessitam o uso de ferramentas) e sem luxos. O Europa foi projectado e construído para ser uma encarnação da filosofia frequentemente declarada de Chapman: "Simplifique e em seguida, adicione leveza."
Este carro em particular, de José Moreira, é o 3º Lotus mais antigo com registo Português depois dos dois Lotus Elite que chegaram ao país em 1961. É o chassis 460129, na prática o 129º Europa a ser produzido, um dos mais antigos em existência e circulação no Mundo! Fabricado em 1967 e o único S1 em circulação no nosso País, este carro foi adquirido por José Moreira em 1991 depois de ter passado pelas mãos de um antigo piloto de nome José Sousa que no entanto nunca o usou em competição. Aquando do restauro verificou-se que em ambos os lados havia sido remendado precisamente no mesmo local onde o Type 47 tem a boca do depósito, o que poderá indiciar que esta carroçaria poderá ter corrido ainda que com o motor do 47, visto que não se conhece nenhuma inscrição/informação que tenha havido um S1 a correr em Portugal.
Apesar do estado não ser o de originalidade, mantém o estado em que foi comprado.
A participação deste ano fica muito a dever ao esforço do José Pedro Moreira que desde o momento inicial se mostrou entusiasmado com a possibilidade de expôr o carro do seu pai. Não menos louvável foi o trabalho da Ana Catarina Coelho e do Ricardo Pedroso que face à minha ausência montaram o espaço deste ano.
Para todos eles o obrigado do clube e o meu em particular.
Sem comentários:
Enviar um comentário