quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E como a confusão já era pequena...

Eis que, confirmando rumores que davam como certa uma associação Lotus+Renault, o Grupo Lotus anunciou nesta quarta-feira um acordo com a Renault e dará nome à equipa na temporada 2011 da Fórmula 1. A nova equipa passará a ser a Lotus Renault GP Team após a empresa inglesa ter comprado acções da equipa que pertenciam ao Genii Capital, fundo de investimentos pertencente a Gerard Lopez. O contrato entre as partes tem validade até 2017 e a empresa francesa comprometeu-se a fornecer os motores.

Em Outubro, a francesa Renault vendeu o restante das suas acções na equipa de Fórmula 1 ao Genii Capital e passou apenas a ser fornecedora de motores. Com isso, o fundo ficou livre para entrar em acordo com o Grupo Lotus, que escolheu as lendárias cores preta e dourada para a pintura do carro. O problema é que a Lotus Racing, pertencente ao malaio Tony Fernandes, já havia anunciado que usaria o esquema de pintura da época do patrocínio do John Player Special. Após o a anúncio, a Lotus Renault GP Team deve manter sua dupla de pilotos: o polaco Robert Kubica (que já tem contrato) e o russo Vitaly Petrov.

- Estamos satisfeitos em poder anunciar publicamente a notícia de que iremos correr como Lotus Renault GP em 2011. É extremamente motivador começar uma nova fase para a equipa em parceria com o Grupo Lotus, e vamos continuar com nossa forte relação com a Renault. É um tributo ao excelente trabalho feito este ano pela equipa em Enstone para podermos atrair o grande patrocinador e o novo investimento para um futuro brilhante - diz Gerard Lopez, dono da equipa.

- Não vejo uma plataforma melhor para um construtor do que o automobilismo. E a Fórmula 1 é a principal categoria de monolugares. Sabemos que existem muitas controvérsias sobre o uso de nossa marca na Fórmula 1 e gostaríamos de esclarecer: somos a Lotus e estamos de volta - diz Dany Bahar, CEO do Grupo Lotus, em comunicado oficial.

O anúncio do Grupo Lotus para 2011 ignora a iniciativa da Lotus Racing, equipe pertencente ao empresário malaio Tony Fernandes. A equipa, que disputou a temporada 2010, anunciou que usará os motores Renault/Red Bull no próximo ano, uma pintura preta e dourada e mudará o nome para Team Lotus, a tradicional marca lançada na Fórmula 1 por Colin Chapman. O Grupo Lotus e Fernandes disputam na Justiça inglesa os direitos de uso do nome Lotus.
Share

3 comentários:

Nuno Cruz e Silva disse...

Com sorte e a demora da justiça teremos 4 Lotus no próximo mundial...
Não há fome que não dê em fartura!

Pedro Aroso disse...

Este notícia deixou-me sem palavras...

Anónimo disse...

o carro é lindo.....