segunda-feira, 9 de agosto de 2010

The Ultimate Track-Day Car!













O Lotus T125 (Exos) é inspirado na F1 e usa a tecnologia dos fórmulas e um V8 Cosworth para fornecer um desempenho impressionante para este "track-day toy" .

O chassis é uma monocoque de fibra de carbono com as asas anterior e posterior a respeitar o regulamento de F1 de 2009. Conta com a já familiar forma de "garrafa de Coca-Cola", saida de escape elevada, e cobertura do motor em forma de barbatana de tubarão. Outras semelhanças técnicas com a actual F1 incluem os travões de cerâmica e suspensão push-rod em carbono.

A tecnologia da F1 continua dentro do cockpit pois a transmissão conta com paddle shifters para controlar a caixa de velocidades semi-automática, bem como um ecrã multifunções no volante que permite que aos "pilotos" vários parâmetros em tempo real.

O motor é um 3.5L GPV8 Cosworth que foi optimizado para produzir 650 cv com um redline às 10.300 rpm (10.800 com a opção push to pass). Pesando apenas 650 kg a relação peso/potência fica perto dos 1000cv/tonelada e deve ser mais rápido do que qualquer coisa aquém de um recente carro de Fórmula 1. No entanto ao contrário de um carro de F1 este motor é projectado para fazer 4500 km entre revisões e tem um motor de arranque de modo a que não seja necessário uma equipa de apoio para poder funcionar com o carro na pista.

A Lotus planeia fazer apenas 25 Exos no próximo ano o preço rondará um milhão de dólares. Além do próprio carro, o programa também irá incluir 5 eventos "driver" em pistas de corrida diferentes que permitem que os proprietários tirem o melhor partido deste brinquedo obtendo instruções e conselhos de uma variedade de pilotos Lotus (Mika Häkkinen e Jarno Trulli estarão já envolvidos neste projecto).

Share

4 comentários:

João Ferrand disse...

Eu quero um :D:D:D... e depois tocou o despertador...:)

Romeu Fernandes disse...

Pa incumendar um carro desses como é? tenho que me ir ao stander? ja ia no stander para se ver? Obrigado

Pedro Aroso disse...

Aqui no blog do Club Lotus somos muito tolerantes... Além de aceitarmos textos escritos em conformidade com o novo acordo ortográfico, também publicamos comentários redigidos segundo um "acordo" que nem conhecemos!

Anónimo disse...

Acabo de añadir el feed a mis favoritos. Me gusta mucho leer sus mensajes.