terça-feira, 13 de julho de 2010

Lotus Type 38/1

Fotos de Sara Sousa

Uma das estrelas senão a maior estrela do Festival deste ano. Parado há 45 anos no Henry Ford Museum em Detroit e restaurado pelo CLT especialmente para Goodwood.

O Lotus Type 38 é considerado por alguns como o melhor Lotus de sempre…alguns chegam mesmo a afirmar que se trata de uma das viaturas de competição mais importantes da história. Criado a partir do génio de Colin Chapman e pilotado pelo genial Jim Clark, o Lotus Type 38 foi um marco nas míticas 500 Milhas de Indianapolis. Introduzindo no "Brickyard" o conceito de motor central, o Type 38 foi a primeira viatura deste tipo a triunfar na prova americana.

Apesar de não ter sido a primeira, nem a última viatura da Lotus a participar nas 500 Milhas, esta foi sem dúvida a que teve maior sucesso, com a vitória de Jim Clark em 1965. O mesmo modelo participou em 1966 (onde ficou no 2º lugar, pelas mãos de Jim Clark) e 1967 (onde desistiu com um motor partido), embora sem o mesmo sucesso. Um pormenor curioso do Type 38 trata-se da suspensão assimétrica, com os braços de suspensão do lado direito a serem mais longos que os presentes no lado esquerdo. Isto deve-se ao facto de a prova decorrer numa oval, maximizando dessa forma a tracção e equilibrando o desgaste entre os pneus direitos da viatura.

O Type 38 foi equipado com motor Ford V8 (com cerca de 500 cavalos), acoplado a um chassis monobloco, evoluindo desta forma dos modelos 29 e 34 que haviam participado previamente nas 500 Milhas. Comparativamente aos Roadsters americanos, tão em voga na época, o Lotus representava um conceito radical, inovador e fresco, que marcou o futuro dos monolugares vencedores em Indianapolis.

Durante o fim de semana foi pilotado por Sir Jackie Stewart que homenageou Clark usando uma réplica do seu famoso capacete. Nas fotos elementos da equipa original juntamente com Derek Moore do Henry Ford Museum

Share

1 comentário:

João Ferrand disse...

Grande reportagem Ruizito! Fantástico! Parabéns...Grandes momentos!