quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

9º Encontro dos Desportivos Ingleses - ACP

Cumprindo pelo 9º ano aquilo que já é uma tradição de Inverno, o ACP-Clássicos voltou a organizar o Encontro dos Desportivos Ingleses.


Anualmente a Praça de Londres em Lisboa transforma-se num extraordinário Museu Automóvel que atrai sempre muito público.


Estiveram em exposição mais de 100 maravilhosas máquinas que, desde 1949 até à actualidade, atravessavam 60 anos de História Automóvel para encanto de quantos participaram e as puderam apreciar.


A presença dos Lotus nestes eventos, sendo sempre marcante, atravessava 30 anos de História da Lendária Marca de Colin Chapman.


Compareceram 8 fantásticos exemplares:

O Lotus Elan de 1965.

O Lotus Elan S2.

O Lotus Elan S3 de 1966.

O Lotus Elan S3 de 1967.

O Lotus Elan +2 de 1968.

O Lotus Elan Sprint de 1971.

O Lotus Seven S4 de 1972.

O Lotus Elan SE de 1992.

Depois do tradicional English Breakfast partimos rumo ao Alentejo pela Ponte Vasco da Gama.


Frente ao Quartel de Vendas Novas o sol matinal convidava o muito público a apreciar tantas raridades.

Após a paragem para o cafézinho, os desportistas apontaram a Évora e os turistas a Arraiolos.

No Kartódromo de Évora aguardava-nos uma prova de regularidade que consistia em 3 voltas à pista cumprindo diferenciais de tempos previamente estabelecidos pelo que, lá estava o António Dionísio, presença assídua das pistas com o seu Elan S3.

Não sendo neste tipo de provas a velocidade o principal factor mas sim a regularidade, nas quatro classes definidas (até 1960; 1961-1970; 1971-1980 e Futuros Clássicos) venceram os especialistas do cronómetro.

Os Lotus, como não poderia deixar de ser, destacaram-se pela velocidade estabelecendo o 1º e o 2º melhores tempos por volta cumprindo o traçado da pista em:

57 segundos – Lotus Elan S3


58 segundos – Lotus Elan SE

Na Herdade Monte da Ravasqueira o grupo turístico pôde visitar uma colecção particular de Arreios e Cavalos de Atrelagem bem como a Adega e os seus conhecidos vinhos.

Aí, o almoço reuniu várias centenas de entusiastas do mais puro encanto Automóvel que puderam uma vez mais conviver num animado ambiente.

Em mais uma edição de um Encontro que já se tornou incontornável para quantos perpetuam a lendária paixão britânica pelos Automóveis, o ACP-Clássicos volta a estar de Parabéns.

Até para o Ano!

Fotos: Ana Coelho
Share

Sem comentários: