domingo, 18 de dezembro de 2011

Condução Desportiva V - O Equilíbrio

O equilíbrio de um carro em movimento é o factor mais importante na Condução Desportiva.


Noções de Carga Suspensa:

Imaginemos que seguramos um aquário com água. Assim que começarmos a andar para a frente, a massa da água desloca-se para trás colocando a sua carga (peso) na traseira. Da mesma forma, se pararmos a carga da água desloca-se para a frente transferindo o seu peso para a dianteira.



Sempre que efectuarmos uma curva, a carga da água desloca-se lateralmente e longitudinalmente variando a sua deslocação conforme alteramos a direcção e a velocidade do movimento.


Sendo um carro uma carga suspensa em quatro pontos, os conjuntos chamados suspensões que por sua vez estão assentes nas rodas, é fácil entender que a massa de um carro em movimento desloca a sua carga sobre estas num ângulo horizontal variável em 360º, dependendo a sua variação vertical e o seu peso da velocidade da aceleração, da deslocação, da travagem e do ângulo de viragem.


Considerando que todos estes factores variam em simultâneo, o domínio e a gestão do seu equilíbrio é o segredo que permite conduzir um carro desportivo a elevada velocidade de forma segura e controlada.


Existem ainda variáveis adicionais que influenciam significativamente este equilíbrio tais como os movimentos do condutor, a inércia, a força G, o combustível no depósito, o óleo no motor, os pneus, o piso, a aderência, a aerodinâmica, o vento, etc...


Antes de controlarmos a variação da carga do carro, temos de começar por controlar a nossa ou seja, a do condutor. Para além do movimento dos pés nos pedais (note-se, dos pés, não das pernas, que deverão manter-se praticamente imóveis) e das mãos no volante e no manípulo da caixa de velocidades, o resto do corpo deve estar firmemente encaixado no assento conforme indicado no capítulo II (Condução Desportiva II - A Posição).


A cabeça poderá ser ligeiramente inclinada para o interior das curvas mas este movimento não deve ser exagerado pois o seu peso estático é de aproximadamente 10% do nosso peso total e aumenta consideravelmente com a deslocação podendo a força G provocar lesões sérias no pescoço.


Nota: Fotos do Piloto Ernesto Neves ao volante do Lotus Cortina, cujas extraordinárias características facilitam a visualização das explicações.

O balanceamento do volante é essencial para manter um carro equilibrado e é sempre efectuado com ambas as mãos, conforme indicado no capítulo III (Condução Desportiva III - O Volante).


Todos os Lotus têm a direcção muito directa pelo que, apenas em curvas muito fechadas é necessário mudar a posição das mãos no volante. Quando surge essa necessidade e sempre que o volante tiver que ser rodado mais de 180º (meia-volta), há que garantir que o controlo do equilíbrio do carro se mantém. Para tal, as técnicas a utilizar são as seguintes:

Balanceamento simétrico:
Esta técnica é a mais utilizada e consiste em manter firme a mão que está mais acima (será a esquerda numa curva para a direita e a direita numa curva para a esquerda) e aliviar a pressão da mão que fica por baixo ao atingir a meia-volta e, sem largar o volante, mantê-la nessa posição pronta para agarrar firmemente o volante assim que se começa a desfazer a volta, mantendo os braços simétricos.


Balanceamento misto:
Consiste em rodar o volante deslocando a mão esquerda entre as 7 e as 11 horas e a mão direita entre a 1 e as 5 horas, aliviando a pressão de uma ao firmar a outra enquanto se roda o volante. Numa curva à esquerda, a mão direita sobe rodando o volante das 3 até à 1 hora e a mão esquerda prossegue com a viragem descendo desde as 11 até às 7 horas. Se for necessário continuar a virar, a mão direita re-agarra às 5 subindo até à 1 hora e assim sucessivamente.


É muito importante que as mãos nunca se cruzem uma sobre a outra, mas antes que se desloquem deslizando sobre volante sem nunca o largar, a não ser a mão que vai ao manípulo da caixa de velocidades (movimento esse que deve ser tão rápido quanto possível) e que nunca escorreguem no volante, pelo que se devem usar luvas específicas para esse efeito.


Nos próximos capítulos analisaremos como se gere o equilíbrio do carro transferindo a carga da sua massa entre os eixos e selectivamente para cada uma das rodas.
Share

Sem comentários: