terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Novo Lotus Elise MY2011

É indiscutível que desde o seu lançamento o Lotus Elise tem sido um sucesso. Mas a Lotus nunca foi uma marca para descansar sobre os louros, e para 2011 o Elise recebe um leve restyling bem como algumas revisões mecânicas para torná-lo mais eficiente, mais rápido e mais limpo.

No exterior, o Elise recebe uma nova frente largamente influenciada pelo Evora e uma nova traseira com a respectiva cobertura do motor. A frente foi redesenhada para acomodar entradas de ar maiores, os grupos ópticos foram renovados e contam com as tão em voga luzes LED. As mudanças também são fáceis de ver na parte traseira, a novidade é o spoiler reestilizado e novos farolins. Estilisticamente o carro é um passo para o lado em vez de avançar. Há claras influências do Evora e um ligeiro cheiro a Ferrari Califórnia. O êxodo dos italianos da Ferrari parece que já começou a pagar seus dividendos já que o Elise vem com uma filosofia de design muito diferente, mais contemporâneo alinhado à introduzida por Évora.

O esforço dos designers não só levou à mudança do aspecto visual, mas também para a melhoria do coeficiente de atrito, reduzido em cerca de 4 por cento, que se traduz em menor consumo de combustível. A versão de entrada na gama, o Elise S, equipada com um novo motor Toyota de 1,6l, consegue obter um menor consumo de combustível e as emissões melhoraram em 13% para um valor recorde de 155 g/km. O mesmo efeito pode ser sentido em relação aos R e SC, de 192 e 218 cavalos de potência, que agora emitem respectivamente, 196 e 199 g / km.

Para obter esses números, os engenheiros tiveram de introduzir algumas novas tecnologias como o Dual VVT-i e Valvematic juntamente com uma nova caixa manual com seis velocidades que poderá ser encontrada em todas as versões. A lista de opcionais também será enriquecida com um novo conjunto de jantes de alumínio forjado e pela primeira vez cruise control (!)

O novo Elise MY2011 será apresentado no próximo Salão Automóvel de Genebra com as vendas a iniciarem-se em Abril. Os preços ainda não foram anunciados mas espera-se uma redução, pelo menos no nosso país, onde o preço é calculado sobre as emissões.

Share

11 comentários:

Rui Coelho disse...

À hora de publicação desta noticia, o Club Lotus Portugal é o primeiro meio de comunicação online a dar a noticia do lançamento do novo Elise no nosso país.

João Ferrand disse...

Tem um cheirinho de frente de Evora...não têm...
Mesmo assim acho que o Design do modelo primitivo é bem mais bonito...
E o interior? Alteraram alguma coisa?
Mas não deixa de ser um refresh interessante! No mínimo!
Grande Rui sempre em cima do acontecimento:)

Abraços

Unknown disse...

Estava à espera de um design inteiramente novo e não de um simples restyling. De qualquer forma, foi uma actualização bastante feliz. A frente do Elise anterior era demasiadamente agressiva.

António Queirós disse...

a culpa deste design amorfo é da tesla...
sinceramente parece-me um enxerto mal conseguido, parece demasiado dócil, será que vai ter versão diesel?
tenho pena que o design agressivo do mk2 se tenha perdido, deixando só alguns vestigios nas laterais e trazeira , o icone perdeu identidade...

Rui Coelho disse...

Cheira-me a uma valorização dos modelos pré-restyling :)

Pedro Aroso disse...

Por norma, não comento restylings a partir de fotografias, por isso vou aguardar a chegada do primeiro exemplar. À partida, a única coisa que não me agradou foi a cor escolhida para mostrar o novo modelo.

João Ferrand disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Ferrand disse...

Concordo com o Queirós, uma das características mais marcantes do mk2 são os piscas na frente tipo "garras de uma vespa", o modelo perdeu a sua agressividade... Vendo melhor parece até uma versão arredondada do Europa fundido com alguns pormenores do Evora. De qualquer forma este pode não ser o modelo final. Se for... Acho que os nossos Mk2 vão ter mais valor :)
Por mim até é um alivio porque estava com receio de ter comprado o SC em cima da estreia do novo Elise e de me poder vir a arrepender da precipitação...
Será isto uma provocação da Lotus pra ver como a malta reage a este "softneing"?

Rui Coelho disse...

João,

Este é o modelo final visto ser um press release oficial da marca. A única coisa que ficou de fora para já é a divulgação do interior mas deve estar para breve

LotusCars disse...

Se soubessem a inveja que eu tenho de voces, felizes proprietarios de um MK2. Este novo desing é no minimo vergonhoso. Retiraram ao carro todo o seu carisma , todo o seu caracter. Estou desgostoso. Pondero avançar com um abaixo assinado no sentido de evitar esta desgraça. Cumps

Manuel Pinheiro disse...

Olá, bom dia. Acho curiosa esta conversa, que percebo acalorada, sobre o design. Eu tenho um R de 2007 e a parte que acho mais bonita do carro é a estrutura de alimínio ( que mal se vê ) por exemplo as dobradiças das portas são uma peça admirável. Creio que os Mk1 traziam um pedal do acelerador numa só peça de alimínio extrudido que era uma obra de arte. Quanto ao exterior, duas opiniões: tenho muito carinho pelo design do MK1 que, não me parecendo especialmente bonito, é porém muito puro e por isso valorizo; numa perspectiva de forma/função percebi no autódromo do algarve que o elise precisa de mais apoio traseiro em pista e não me parece que este design resolva isso. E quanto a este MY2011, bonito ou feio, fico ansioso por ver um ao vivo.