sábado, 28 de fevereiro de 2009

A British Day in Braga Town

Este dia dificilmente poderia ter corrido melhor: até o tempo enevoado ajudou, fazendo-nos lembrar as corridas em Inglaterra.

Como devem imaginar, há muitas centenas de fotografias para publicar mas, para abrir o apetite, aqui vão alguns aperitivos:

DSC_0036

Ao lado de João António Magalhães, para quem enviamos um grande abraço, com o Rolls-Royce psicadélico (ex. John Lennon) a servir de fundo.

DSC_0010

DSC_0011

DSC_0012

Alguns automóveis da colecção (150) iniciada pelo seu pai, António Magalhães.

DSC_0072

A “armada” Lotus (Superdesportivos Modernos) no paddock.

DSC_0099

O momento em que, por excesso de velocidade, é mostrada a bandeira preta ao Pedro Salvador, depois do Lotus Elise R ter ultrapassado os Ferraris, Lamborghinis, Aston Martin’s, Porsches, Jaguars, etc.

Share

E o prémio para a frase do dia vai para...

Pedro Salvador com "É para passar tudo??" Share

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Programa de festas para Sábado 28/02


Boa tarde,

Finalmente chegámos a um consenso a propósito do "programa de festas" para este Sábado. O programa da manhã incluirá uma oportunidade única para todos aqueles que amam o automóvel e será por certo uma experiência inesquecível. Mais não posso dizer, porque está tudo a ser combinado no maior secretismo, de forma a criarmos um grande impacto em todos os que decidirem juntar-se a nós.

O programa inicia-se pelas 10h da manhã, com a concentração do nosso grupo junto do stand da Lotus Portugal. Pelas 10.30h contamos partir em direcção a Braga, mas antes faremos uma paragem a meio do caminho, para a tal "oferta irrecusável". Queremos sair cedo do Porto, porque estamos certos que será muito difícil arrancar toda a gente do local que nos propomos visitar. Aconselho desde já a levarem as vossas máquinas fotográficas e cartões de memória bem grandinhos! Após esta paragem, seguiremos directamente para o circuito de Braga, de forma a chegarmos a horas do 1º briefing, pelas 14h.

Convido todos os membros do clube a juntarem-se a nós, sob o risco de se arrependerem amargamente logo que as primeiras fotos do dia chegarem ao blog! Não estou a exagerar, tenho quase a certeza que um sentimento amargo envolverá todos aqueles que acharem que podem dispensar este programa!

Relativamente ao almoço, a grande maioria optará por um english style day out, com sandes e "marmita" vinda de casa. Isto, claro está, é apenas uma sugestão .

Obrigado a todos pela atenção.
Share

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mais um Lotus 61

Entretanto, o Fernando Cordeiro Filho fez-me chegar esta fotografia de um Lotus 61, que pertence à fabulosa colecção legada pelo avô da sua mulher. Refiro-me ao Sr. António Magalhães, com quem tive o prazer de almoçar algumas centenas de vezes, sempre às sextas-feiras, durante o encontro semanal de sócios do CPAA.

IMG_5133

O Carlos Barquinha e o Zé Brandão já me tinham falado deste carro, que tem um motor Holbay, mas confesso que nunca o vi.

Fica a promessa do Fernando, de “um destes dias pormos o carro a trabalhar para dar uma volta em Braga”.

Share

Lotus 61

Corria o ano de 1988 quando, respondendo ao convite do Clube Português dos Automóveis Antigos para participar no passeio anual do Lar do Comércio, compareci com o único dos meus carros que já gozava do estatuto de “antigo”, ou seja, o Elan S3 de 1967. Os organizadores agradecerem o meu voluntarismo, mas explicaram que era complicado transportar três pessoas de idade naquele tupperware. O nosso querido José Ramos, que era uma figura carismática no clube, e que morava muito próximo desta instituição, prontificou-se a emprestar-me um exemplar da sua colecção, confiando-me um coupé dos anos 40, conhecido como Ford 100 Cavalos.

1ff

Regressados do almoço em Entre-os Rios, os sócios do CPAA foram presenteados com uma visita à garagem onde estavam guardados os mais de 70 carros do amigo José Ramos. Foi aí que descobri este Lotus 61, num estado verdadeiramente imaculado.

2fff A história conta-se em poucas palavras: quando se preparava para iniciar o Campeonato Nacional da Fórmula Ford, o seu proprietário foi chamado para a tropa, optando por vender o carro, que nunca chegaria a correr.

Mais tarde reencontrei-o na Alfandega do Porto (1996).

3ff

4f

Soube, entretanto, que os herdeiros do saudoso José Ramos venderam o Lotus 61. Será este o monolugar inscrito pelo Pedro Matos para o encontro do próximo sábado, em Braga?

Para vos abrir o apetite, aqui vai o vídeo (obrigado João Cunha) de um modelo idêntico, propriedade do Rui Sanhudo (ex. Team Palma).


Share

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Lotus - Golden Years (VI)

Em 1951 Chapman decide construir um carro desportivo, especificamente para as provas de estrada da Formula 750 Racer que usava como base o já seu bem conhecido chassis Austin 7.

Com a ajuda dos irmãos Nigel e Michael Allen, nasce o Lotus Mark 3 que, integrando toda tecnologia e experiência herdada do Mk1 e do Mk2, é desenvolvido até aos limites impostos pelos regulamentos do desporto automóvel.


Iniciando aquele que viria a ser o Santo Graal da Lotus, máxima potência no menor peso, o chassis acabaria por ser maioritariamente tubular com a inovação do reforço torsional, a carroçaria aerodinâmica integralmente em alumínio pesava menos de 30Kg e a potência do motor foi levada aos seus limites.



O Mk3, revelou-se extraordinariamente mais rápido do que todos os outros carros, tornando-se o final da época o melhor Formula 750 de Inglaterra, obrigando à reformulação dos regulamentos do Campeonato.


Chapman, que nesta altura trabalhava na British Aluminum, criava carros à noite e competia aos fins-de-semana, vê o seu génio reconhecido e, começam a chegar as primeiras encomendas do Lotus Mark 3, tornando-o no primeiro Lotus de série.


A 1 de Janeiro de 1952, Anthony Colin Bruce Chapman (ACBC estilizado no Logótipo da Lotus) e Michael Allen, num estábulo abandonado de Hornsey, criam a Lotus Engineering Company.

Durante os 30 anos que se seguiram a Lotus e o Eng.º Chapman viriam a revolucionar continuamente o conceito «Carro de Corrida»!
Share

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A última motorhome do Team Lotus

Ainda na sequência do artigo sobre os transporters, aqui publicado pelo Fernando Aguiar, resolvi aceitar o repto do Manuel Pinheiro e do Rui Coelho, e partilhar mais algumas curiosidades.

Em 1993 desloquei-me à Escócia para participar no “Jim Clark Memorial”, tendo conhecido o director do Team Lotus, no circuito de Knockill.

1b

O meu filho Miguel, na altura com 12 anos, o jornalista Graham Gauld (amigo de infância e autor da biografia sobre Jim Clark), Peter Colins e myself.

Sabendo que nós tínhamos ido de propósito a este encontro evocativo dos 25 anos da morte do famoso piloto escocês, o Peter Collins fez questão de me deixar o seu cartão e de nos convidar para assistirmos ao Grande Prémio da Europa, que nesse ano se disputou em Donington.

2bb_edited-1

Depois de uma chuva diluviana durante os treinos, fomos recebidos na motor-home, onde nos foi servido um almoço delicioso: salmão com vinho tinto. Desses momentos inesquecíveis guardo, com natural saudade, estas fotografias onde se podem ver aquelas que foram as últimas motorhome do Team Lotus. Com efeito, na altura usavam duas, sendo uma patrocinada pela Castrol.

3bb

4bb

Recordo que, no ano seguinte, a equipa abandonou o circo da Fómula 1.

5b

Em Abril, os pilotos aindam eram o Johnny Herbert e o Alessandro Zanardi. Após o violento despiste do Zanardi em Spa, a equipa passou a integrar um português: Pedro Lamy!

Share

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Lotus Mark 2 em Donington

Mark 2

Tal como referi anteriormente, a primeira vez que vi o Mark 2, foi em Donington (1989). Se não estou em erro, essa foi também a primeira vez que o carro foi exposto ao público, após um longo período em que se julgava desaparecido. Ao vasculhar os meus arquivos descobri, com surpresa, que também apareço na fotografia!

Share

Projecto Splitwheel




Inauguro a minha colaboração neste blog com a apresentação do Projecto Splitwheel.

A Caterham com este projecto ambiciona construir o primeiro carro desportivo cujo desenvolvimento empírico tenha sido totalmente efectuado no cyberespaço. Para isso, todas as decisões acerca da concepção serão discutidas e votadas online. As votações começam em Março, por isso ainda vamos todos a tempo de participar.
Share

Lotus - Golden Years (V)

O primeiro carro a que seria atribuída a Marca Lotus veio ser conhecido como Lotus Mark 2.


Foi criado em 1949, enquanto Chapman cumpria serviço militar na Royal Air Force.

No seu segundo carro, foi aplicado todo o conhecimento vindo do Mk1 e, recorrendo novamente ao barato chassis do Austin 7, Chapman volta a alterá-lo utilizando reforços transversais com tubos, criando assim o conceito do que viria a ser o Chassis Tubular!

Trocou o motor Austin por um motor sidevalve e uma transmissão Ford, inicialmente o Ford 8 e mais tarde o Ford 10. Alterou novamente as jantes para poder aumentar a largura dos pneus e modificou o motor tanto quanto as regras do campeonato 750 Racer permitiam.

Chapman acoplou os guarda-lamas dianteiros aos blocos das rodas e envolveu o chassis numa carroçaria em forma de charuto com a frente arredondada, criando assim aquilo que viria a ser o primeiro passo na Aerodinâmica!

Embora o Mark 2 também tivesse sido desenvolvido para competir nas típicas provas British Trials (off-road), Chapman inscreveu-o na mítica prova de Silverstone (track) onde acabaria por se sagrar campeão na sua classe.


E assim, nascia uma Lenda!

Nota: Apesar de Chapman nunca ter esclarecido a escolha do nome Lotus, pensa-se que terá tido origem na expressão «Lotus blossom» com que tratava Hazel, que viria a ser a sua mulher.
Share

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Adeus José Megre

Fomos hoje surpreendidos com a triste notícia da morte de José Megre, após doença prolongada.

Para a sua família, e em particular para o seu filho Ricardo (que por duas vezes venceu o Troféu Caterham Seven), em meu nome pessoal e de todos os sócios do Club Lotus Portugal, enviamos um sentido abraço.

Share

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lista (impressionante) de inscritos - Braga

Mais uma excelente razão para se juntarem a nós nesta grande festa do automobilismo nacional.
(a bold os Lotus, a verde os nossos membros)

HISTÓRICOS:

H1 - Inês Sousa Ribeiro - Jaguar XJC 12
H2 - Rui Sanhudo - Unipower GT
H3 - Carlos Diniz - March 74S
H4 - Joana Fernandes - Alfa Romeo Sprint Veloce
H5 - Carlos Lobo - AC Cobra
H6 - Daniel Vidal - Chevron B19
H7 - Renata Parente - Saab Sonett
H8 - Velez Grilo - GRD S73
H9 - Sérgio Teixeira - Porsche
H10 - Rodrigo Silva - Van Diemen FFord
H11 - Hélder Pimenta - Renault 5 Turbo 2
H12 - João Sardinha - Alfa Romeo
H13 - Jorge Loures/Jorge Loures Jr - Ford Lotus Cortina Mk1
H14 - Fancisco Sanches - Austin Healey Sprite
H15 - José Mota Freitas - Mini Cooper
H16 - Jorge Guimarães - Volvo 122 S
H17 - Fernando Soares - Mini Cooper S
H18 - Miguel Pinheiro - Datsun 1200
H19 - Nuno Pimenta - Mini Miglia
H20 - José Silva - Ford Escort RS 2000
H21 - Carlos Barbosa - BMW 2002
H22 - Rufino Fontes/Carlos Abreu - Alfa Romeo Giulia Super
H23 - Alberto Grilo - Merlyn Mk17 Steele
H24 - Luís Sousa Ribeiro - Lotus 23B
H25 - Manuel Melo - Hilman Imp
H26 - Fernando Becedas - Datsun 1200
H27 - Paulo Porto - Olympic V
H28 - António Freitas - Ford Escort RS 2000
H29 - Luís Losada - Fiat 124 Gr.2
H30 - Manuel Ferrão - Ford Cortina Lotus
H31 - Diogo Ferrão - Mini Marcos
H32 - Pedro Matos - Lotus 61M
H33 - Fernando Carneiro - Mini Cooper
H34 - Javier Mendez - Datsun 1200
H35 - Antero Silva - Jaguar XJS
H36 - Paulo Lagoa - Fiat 128 Sport
H37 - João Rodrigues - Mini Gr.5
H38 - Carlos Maciel/Anacleto - Ford Cortina GT
H 39 - Carlos Santos - Datsun 1200
H40 - Nuno Dias - Fiat 127 Abarth
H41 - José Oliveira - Renault 12 Gordini
H42 - Nuno Afoito - Mini Cooper S
H43 - Tiago Brandão - Datsun 1200
H44 - Domingos Sousa Coutinho - BMW 2800 CS
H45 - Miguel Lobo - Lotus Seven
H46 - Luís Lisboa/Duarte Lisboa - Caterham Roadsport
H47 - Rui Azevedo - Ford Escort 1300
H48 - Manuel Sanjurjo - Ford Cortina Lotus
H49 - António Fragoso - MG B
H50 - Edgar Botelho Moniz - Volvo PV 544 H51 - António Pereira - Austin Cooper S


CLÁSSICOS:

C1 - Miguel Corte Real - Jaguar E Type S1 Coupé
C2 - Bernardo Fleming - Datsun 240 Z
C3 - António Rocha - VW Golf I
C4 - Orlando Lobo - Jaguar E
C5 - Alexandre Nogueira - Citroen Ax Gti
C6 - Mário Araújo - Ford Escort 1300
C7 - Paulo Sousa - Saab 96 V4
C8 - Alexandre Guimarães - Ford Cortina Lotus
C9 - Jorge Marques - Ford Sierra Cosworth
C10 - José Matos - Porsche 968
C11 - Patrícia Silva/José Monteiro - Alfa Romeo 33
C12 - Carlos Santos - Datsun 1200
C13 - Manuel Carona - Jaguar Mk2 3.4
C14 - Alfredo Matos - Alfa Romeo 1600 GT Junior
C15 - Paulo Lobão - BMW 1602
C16 - José Silva - Datsun 1200
C17 - João Peixoto - BMW 320 iS
C18 - Pedro Diogo - Porsche 928
C19 - Rui Costa - Porsche 928 GTS
C20 - Alberto Gomes - Alfa Romeo
C21 - Pedro Cerqueira - Ford Escort RS Cosworth
C22 - Carlos Gilbert - Volvo 544 B18
C23 - Manuel Pestana - Porsche 911 Carrera
C24 - Abraão Santos - Jaguar Type E
C25 - Carlos Gomes - MG B
C26 - Edgar Botelho Moniz - Ford Cortina GT
C27 - José António Sequeira - Datsun 240 Z
C28 - António Sousa - Lotus Elan S3
C29 - José Manuel Loureiro - Lotus Elan Sprint
C30 - Alexandre Gonçalves - Renault 8S
C31 - Hugo Pereira - Alfa Romeo GTV
C32 - Paulo Matos - Porsche 911
C33 - Rafael V. / Lescaille C. - Audi Coupe GT 5E
C34 - Miguel Ferreira - BMW M3
C35 - José Castro - Unipower GT
C36 - Martine Pereira - Riley
C37 - Nuno Lopes - Triumph Dolomite Sprint
C38 - João Andrade - Opel Ascona 400
C39 - Jorge Dinis - Porsche 911 SC


SUPERDESPORTIVOS MODERNOS:

S1 - Manuel Ramos - Lamborghini Gallardo Superleggera
S2 - Luis Rivero - Aston Martin V8 Vantage
S3 - Acácio Vicente - Porsche 993 GT3
S4 - Auguscar - Lamborghini Gallardo
S5 - António Pimenta - Westfield-Vauxhall
S6 - João Vasconcelos - Renault Clio Williams
S7 - Marco Rodrigues - Honda S2000
S8 - Hélder Ribeiro - Ferrari 430
S9 - José Pereira - Subaru Impreza 555
S10 - Mateo Olaiz - Porsche Cayman
S11 - Vitor Rodrigues - Renault Spyder
S12 - Luís - Ferrari 360
S13 - Adélio - Ferrari 355
S14 - Fernando Soares - Aston Martin
S15 - Alexandre Guimarães - Ferrari
S16 - Rui Sanhudo - Porsche 4S
S17 - Jonnie - Mitsubishi
S18 - Audi Stand - Audi R8
S19 - José Fafiães - Mini Cooper GP Works
S20 - Nuno Pelicano - Porsche 996 Turbo
S21 - António/Filipe Costa Silva - Peugeot 406 Coupé V6
S22 - Algarve Racing Services - Gineta G20
S23 - Martine Pereira - Porsche 911
S24 - Nelo - BMW M5
S25 - Fernando Cordeiro - Lotus Elise R
S26 - António Queirós - Lotus Elise 111R
S27 - Manuel Pinheiro - Lotus Elise R
S28 - Paulo Canedo - Lotus Elan M100 SE
S29 - Gustavo Rebelo - Lotus Exige S
S30 - Rui Coelho - Lotus Elise S2
S31 - Shaun Mansbridge - Caterham 7
Share

25.000 Clicks!

Parabéns!

Ao Presidente do Club Lotus Portugal, por manter a chama acesa;

À sua Direcção, por toda a dedicação;

E a todos os Lotistas, pela sua Paixão!

O nosso Blog acabou de atingir a honrosa marca dos…

25.000 clicks!

Bem Hajam! Share

Mais um Elise 111R à venda - VENDIDO!





O Nuno Gomes de S.M. Infesta decidiu vender o seu Elise 111R por motivos pessoais (ligados à falta de oportunidade de gozar adequadamente tamanho brinquedo)

O carro foi comprado na Lotus no Porto (acho que foi o 2º que venderam...) em 2006 (Junho 2006). É um 111R, cinzento metalizado (Gunmetal Grey), tem touring pack com A/C, rádio com MP3 e controlo de tracção. Tem igualmente os excelentes bancos Probax em pele.

O carro fez as duas revisões na Lotus no Porto e tem um pouco menos que 12000 km. O preço que o Nuno pede ronda os 41000 euros e os seus contactos são os seguintes: nunolgomes@gmail.com e 933206042.

O Nuno espera que alguem do clube o queira!
Share

Mark 1 + Mark 2

Tal como refere o João Cunha no seu comentário ao excelente artigo do Fernando Aguiar, o primeiro Lotus foi o Mark II. Eu já tinha visto esse carro em Donington, em 1989. Uns anos mais tarde reencontrei-o em Silverstone (1998), ao lado da réplica do Mark 1. A imagem foi obtida a partir de um slide, motivo pelo qual a sua qualidade deixa algo a desejar.

Mark2

Share

E esta, hein?!…

2009-02-20_1502

Share

Lotus - Golden Years (IV)

In the beginning…

O Mark 1 foi o primeiro carro projectado e construído por Anthony Colin Bruce Chapman em 1948, quando era ainda estudante de engenharia na Universidade de Londres.

Foi construído para competição com base no chassis do Austin 7. A carroçaria foi feita em alumínio e madeira, a suspensão modificada e aumentada a potência do motor.

Chapman e aquela que viria a ser a sua futura mulher, competiram no British Trials (provas contra-relógio em todo o terreno) com êxito tendo continuamente desenvolvido e melhorado o carro.

Introduziu a utilização de jantes e pneus mais largos e, dividiu o eixo dianteiro e articulou-o ao meio (ver na imagem acima), inventando assim a suspensão independente!

O Mark 1 original (na foto a preto e branco) perdeu-se no curso da História, as fotos a cores apresentadas são de uma réplica exacta aprovada pela Lotus.


O sucesso do Mark 1 motivou e inspirou Chapman a continuar a projectar automóveis para competição.

Share

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lotus - Golden Years (III)

Cockpits.

O meu Filho chama-lhes «Consolas de Jogos dos Crescidos»!

Lotus Mk 1
Lotus Mk 3
Lotus 6
Lotus 7 Lotus 16
Lotus 18
Lotus 32B
Lotus 49

Lotus 67Lotus 72Lotus 86Lotus 98T
E tem toda a razão!

Share